Contra a PL 490

Indígenas bloqueiam dois trechos da BR-316 em Santa Inês

O protesto na BR-316 reuniu povos de quatro territórios indígenas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O bloqueio foi um ato de protesto dos índios contra o Projeto de Lei 490.
O bloqueio foi um ato de protesto dos índios contra o Projeto de Lei 490. (Foto: Redes Sociais)

SANTA INÊS - Indígenas de várias etnias bloquearam, na tarde desta terça-feira (29), dois trechos da BR-316. O bloqueio foi entre os municípios de Santa Inês e Bom Jardim, interior do Estado.

Leia também:

Indígenas liberam trecho da BR-316 após três dias de interdição no Maranhão

O protesto na BR-316 reuniu povos de quatro territórios indígenas: Alto Turiaçu, Caru, Awá e Pindaré, onde vivem comunidades das etnias Guajajara, Awá-Guajá e Ka'apor.

Usando pneus os índios bloquearam a rodovia. Nem pessoas a pé eram autorizadas a passar pela via. A única exceção era para ambulâncias.

A manifestação foi um ato de protesto dos índios contra o Projeto de Lei 490, que tramita no Congresso Nacional, e pode mudar a política de demarcação e exploração de terras ocupadas por indígenas no Brasil.

Os indígenas também são contra o marco temporal, que está previsto para ser votado nesta quarta-feira (30), que considera "terras tradicionalmente ocupadas por indígenas" apenas aquelas em que existe a presença física dos índios antes de 5 de outubro de 1988.

O protesto causou engarrafamento quilométrico nas margens da rodovia, que foi liberada no fim da tarde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.