Crime ambiental

Onça é alvejada com tiro na cabeça na cidade de Pinheiro

O animal silvestre sobreviveu ao ferimento e foi encaminhado para o Ibama, em São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
O animal silvestre sobreviveu ao ferimento, foi sedado pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado para o Ibama, em São Luís. / Foto: Divulgação/CBMMA
O animal silvestre sobreviveu ao ferimento, foi sedado pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado para o Ibama, em São Luís. / Foto: Divulgação/CBMMA

PINHEIRO – Uma onça foi alvejada com um tiro na cabeça, na manhã desta segunda-feira (1º), na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão. O animal silvestre sobreviveu ao ferimento, foi sedado pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado, de ferryboat, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em São Luís.

Segundo informações de Naiara Valle, presidente do Instituto Ecos de Gaia, a onça teria sido alvejada por pescadores locais.

O animal foi alvejado na cabeça. / Foto: Divulgação
O animal foi alvejado na cabeça. / Foto: Divulgação

“Eles alegam que a onça teria atacado um deles e, por isso, atiraram em sua cabeça. Nessa situação, devem os órgãos fiscalizadores (Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema - e Ibama) realizar procedimento administrativo contra aquele que provocou injuria ao animal (crime previsto na Lei Federal 9.6.05/98), bem como a Delegacia Especial de Meio Ambiente deve apurar o fato para inquérito policial”, explicou Naiara Valle.

A presidente do Instituto Ecos de Gaia explica, ainda, que a cidade de Pinheiro está dentro da Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense, Unidade de Conservação Estadual da Sema.


“Esse animal é ameaçadíssimo de extinção, por isso, esse crime não deve ficar impune”, defende a presidente do Instituto Ecos de Gaia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.