Inusitado

VÍDEO: jaguatirica é resgatada após ser atropelada na Pindoba na noite dessa quinta-feira

O animal não corre risco de morte, mas pode ficar paraplégico em razão da gravidade do acidente.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h50

PAÇO DO LUMIAR – Uma jaguatirica foi resgatada, na noite dessa quinta-feira (16), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), após ter sido atropelada na avenida Principal da Pindoba, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.

Informações do Corpo de Bombeiros apontam que ela não conseguia se locomover. O animal foi encaminhado, então, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) – Maranhão, do Ibama.

Animal foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar. (Foto: Divulgação / CBMMA)
Animal foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar. (Foto: Divulgação / CBMMA)

Por telefone, o gestor do Cetas-MA, Roberto Rodrigues Veloso Júnior, informou que se trata de uma jaguatirica fêmea adulta. Segundo ele, o animal não corre risco de morte, mas pode ficar paraplégico, em razão da gravidade do acidente. Não há informações sobre as circunstâncias nem o autor do atropelamento.

Ainda de acordo com Roberto Veloso Júnior, é provável que a jaguatirica estivesse a procura de alimento como galinhas, por exemplo, em região residencial. Isso porque houve uma redução das presas naturais. “Talvez seja uma das últimas que ainda consiga sobreviver no ambiente considerado hostil, em área degradada, por causa das alterações ambientais na ilha”, disse.

O gestor do Cetas-MA alertou que a jaguatirica (mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus pardalis) está na lista de animais ameaçados de extinção.

Segundo o biólogo Alexandre Azevedo, a jaguatirica é um felino de médio porte que se alimenta de pequenos lagartos, sapos, pequenos roedores, aves. “Ela é extremamente competitiva coloca todos os outros pequenos mamíferos para correr da área dela”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.