Vitória

"Quero andar e tomar café", diz idosa de 106 anos ao ter alta após vencer a Covid-19

A paciente estava internada na UPA recém-inaugurada em Paço do Lumiar.

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Moradora do bairro Maiobão, dona Luiza Alves comemora vitória.
Moradora do bairro Maiobão, dona Luiza Alves comemora vitória. (Foto: Divulgação)

PAÇO DO LUMIAR - “Não tenho palavras para agradecer aos profissionais de saúde que cuidaram de minha mãe, pelo atendimento e o cuidado que tiveram com ela. Foram meus olhos e minhas mãos nesse momento. Só tenho a agradecer”. O relato emocionado é de Dulcimar Ferreira, filha da paciente Luiza Ferreira Alves, que, aos 106 anos de idade, venceu a batalha contra o coronavírus e recebeu alta da Upa de Paço do Lumiar, no início desta semana.

Moradora do bairro Maiobão, Luiza Alves deu entrada na UPA com baixo nível de consciência, dores nas costas e cansaço. A notícia do diagnóstico deixou os parentes em choque. Integrante do grupo de risco da doença, pela idade e por conta da hipertensão, a idosa, mãe de nove filhos, sempre teve boa saúde, reagiu bem ao tratamento e agora está curada.

Leia também:

Mais de 72 mil pessoas estão curadas da Covid-19 no Maranhão, revela SES

MA registra mais de 2.300 mortos e 92.939 casos de coronavírus

Ativa, apesar da idade, logo ao ter alta, dona Luiza demonstrou seu primeiro desejo. “Quero andar e tomar café”, disse Luiza Alves. A alta foi um momento de muita emoção para familiares e colaboradores da unidade. “Os médicos e as ‘meninas de branco’ foram muito bons comigo”, declarou a idosa.

Dona Luiza já em casa comemorando a vitória e foi recepcionada pelos vizinhos e parentes com palmas e foguetes.

A UPA de Paço do Lumiar integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Foi inaugurada no dia 23 de junho. UPA tipo III, possui capacidade de atendimento médio de até 350 pacientes por dia e oferece atendimentos clínicos, ambulatoriais, exames de Raio-X, além de contar com 28 leitos entre clínicos, UTI e observação infantil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.