SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PCdoB) sinalizou a prefeitos dos 217 municípios maranhenses, a possibilidade de execução de bloqueio total ou confinamento nos municípios neste período, que registra a elevação de casos e número de mortes por Covid-19 no Maranhão.
Dino adiantou que realizará nesta segunda-feira, 1º, uma reunião com os demais Poderes [Legislativo e Judiciário] e gestores municipais, para definir que estratégia instituir no território estadual.
"Ainda não há decisão sobre lockdown estadual. Contudo, prefeituras têm competência para decretar medidas preventivas nos seus territórios, à luz da realidade local. Amanhã [segunda-feira] irei reunir com demais Poderes e convidei municípios da Ilha e Imperatriz, onde ocupação hospitalar é maior", disse.
Leitos
O chefe do Executivo Estadual também falou sobre a elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares no estado.
Continua após a publicidade..
No plantão do Supremo Tribunal Federal (STF) do fim de semana, ele conseguiu uma decisão liminar favorável, concedida pela ministra Rosa Weber, que determinou ao Governo Federal o custeio de leitos de UTI no Maranhão.
"Temos feito todos os esforços para ampliar leitos hospitalares. Lembro, contudo, que há limite de fornecimento de insumos, pois alguns estão escassos no mercado. E há também teto de capacidade das equipes médicas disponíveis. Portanto, abrir leitos não é simples e algo infinito", enfatizou.
SAIBA MAIS
Na última sexta-feira, 26, o prefeito da cidade de Grajaú, Mercial Arruda, decretou lockdown por um período de 15 dias no município. Qualquer atividade comercial que não seja considerada essencial, estará proibida no período.
Saiba Mais
- Prefeitura decreta regime de lockdown em Arari de 13 a 27 de maio
- Cresce a pressão pela decretação de lockdown no Maranhão
- Coren-MA alerta para a necessidade de novo lockdown no Maranhão
- Governo e Prefeituras decidem ainda não decretar lockdown
- Justiça nega pedido de lockdown e restringe regras para eventos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Política