"Doente não cuida de doente"

53.655 profissionais da saúde serão vacinados com 3ª dose em São Luís

Apesar da baixa movimentação no primeiro dia da terceira dose para profissionais da saúde, imunização passa a ter maior adesão com aplicação em trabalhadores a partir dos 18 anos

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
reforço está sendo aplicado em profissionais da saúde com mais  de 18 anos
reforço está sendo aplicado em profissionais da saúde com mais de 18 anos (vacina contra a covid)

São Luís – Imunizados com a segunda dose até o dia 30 de março, os profissionais da saúde com 18 anos ou mais começaram a receber nesta quarta-feira (29), a dose de reforço. De acordo com a Secretaria Municipal de São Luís (Semus), 53.655 profissionais da saúde de São Luís receberão a terceira dose (ou dose de reforço) contra a Covid-19.

A Semus iniciou a aplicação em profissionais de saúde com 60 anos ou mais nesta segunda-feira (27), e, apesar da baixa movimentação no primeiro dia, a adesão da dose de reforço passou a aumentar nesta quarta ao abranger a idade do público a ser imunizado.

A técnica de enfermagem Elizanete Gomes trabalhou durante toda a pandemia e contraiu a Covid-19. Ela conta que esse momento é um grande alívio. “Foi muito difícil trabalhar na pandemia, tive Covid no começo e tínhamos muito medo. Então é muito significativo esse processo, pois só assim que finalmente podemos sair dessa”, afirmou.

A dose de reforço está sendo aplicada nos Centros de Vacinação do Sebrae, da UFMA, da UEMA, da UNDB e do IFMA Maracanã, além dos drives-thru da UEMA, UFMA, do Shopping da Ilha e do Ceuma. Para a vacinação, é necessário levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação específico da campanha Covid-19 e a carteira do respectivo conselho ou declaração que comprove a atuação profissional.

Importância
A dose extra é fundamental, já que, com o passar do tempo, a imunização do grupo idoso vai decaindo, principalmente os com mais de 70 anos. O mesmo acontece com algumas pessoas que tomaram a CoronaVac.

A aplicação do reforço é para as pessoas que tomaram a segunda dose há mais de seis meses, independentemente do imunizante usado no primeiro ciclo de imunização. Até então, essa nova etapa da vacinação está sendo realizada, preferencialmente, com a vacina da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa é usar as vacinas de vetor viral Janssen ou Astazeneca.

Até o momento, o governo federal já distribuiu mais de 284,6 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Dessas, 233,2 milhões foram aplicadas, sendo 145,2 milhões em primeira dose e 87,9 milhões em segunda dose ou dose única. Mais de 639,1 mil foram doses de reforço para idosos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

Contudo, ainda há resistência em tomar a terceira dose, e por isso, os profissionais da saúde reafirmam a importância desse ciclo de imunização. Silvia dos Reis, técnica de enfermagem, também tomou sua dose de reforço e explica.

“Já vi muitas pessoas debocharem ou acharem que não é necessário a dose de reforço, mas, depois de um tempo, a imunização da Coronavac tende a cair e por isso é necessário se proteger. Nós, profissionais da saúde, precisamos estar bem para cuidar dos outros, doente não cuida de doente, e para isso, apenas completando a imunização”, explica.

Melhora
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal, dos 40 leitos de UTI, apenas oito estão ocupados, enquanto nenhum leito clínico está sendo ocupado. Também não foram identificadas mortes recentes por Covid-19 na capital. A taxa de ocupação se refere ao dia 28 de setembro.

SAIBA MAIS

Segunda dose antecipada
Além da dose de reforço, a Prefeitura de São Luís também antecipou a aplicação da segunda dose dos imunizantes. O chamado está em andamento desde o dia 15 de setembro. Quem ainda não tomou a segunda dose deve ficar atento aos calendários de vacinação divulgados diariamente nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís e se dirigir a um dos postos de imunização para completar o seu ciclo vacinal.

Apesar de adolescentes de 12 anos já estarem completando seu ciclo de imunização, a coordenação da UEMA também ressaltou que há adultos evitando a segunda dose, principalmente da Astrazeneca, por medo de reações. “Temos visto poucas pessoas vindo tomar a segunda dose, mas os adolescentes estão tendo uma boa adesão”, disse a equipe. Agendados dias 30 e 31 de outubro vão receber a segunda dose nesta terça-feira, 29.

Postos de vacinação

  • - Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae
  • - Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
  • - Centro Municipal de Vacinação - Uema
  • - Drive-thru - Uema
  • - Drive-thru - Ceuma Renascença
  • - Centro Municipal de Vacinação - UFMA
  • - Drive-thru - UFMA
  • - Centro Municipal de Vacinação IFMA - Maracanã
  • - Centro Municipal de Vacinação UNDB (Ginásio)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.