Meio ambiente

Uso de bicicleta é incentivado para deslocamentos na capital

Grupo de funcionários do Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, celebraram o 'Dia Mundial Sem Carro' distribuindo panfletos e explicando as vantagens do uso do transporte para a saúde e preservação do meio ambiente

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Servidores mostram que a bicicleta não deve ser usada apenas para lazer, mas como meio de transporte
Servidores mostram que a bicicleta não deve ser usada apenas para lazer, mas como meio de transporte (bicicleta)

São Luís - No ‘Dia Mundial Sem Carro’, celebrado ontem, o exemplo foi dado por um grupo de servidores do Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau, que já se dirigem de bicicleta ao trabalho três vezes por semana e se mobilizaram para estimular outros funcionários a adotarem o meio de transporte. No estacionamento do órgão, após desembarcarem a bordo de suas bikes, eles distribuíram panfletos com dicas a quem viaja de bicicleta e de carro e chamaram a atenção para os problemas causados pelo uso constante de veículos automotivos pela população, a exemplo da poluição do ar.

“Antes da pandemia do novo coronavírus, alguns servidores do Fórum Desembargador Sarney Costa já vinham para o trabalho pedalando, individualmente. No entanto, com o retorno das atividades presenciais nos últimos meses, formamos um grupo em rede social com a participação de mais de 10 pessoas, que saem de suas residências e cumprem um percurso de maneira que todos possam vir juntos, nas segundas, quartas e sextas-feiras”, explicou Valquíria Santana, da assessoria de Comunicação do órgão e que integra a equipe de ciclistas.

Segundo a jornalista Valquíria Santana, com a iniciativa, a administração do Fórum passou a dar apoio logístico para que os servidores ciclistas pudessem tomar banho e trocar de roupa antes de iniciarem o expediente. Ela disse que a ideia da campanha alusiva ao 'Dia Mundial Sem Carro' é mostrar que a bicicleta não deve ser usada apenas para lazer, mas, também, como meio de transporte alternativo diário, que não polui o meio ambiente e implica em economia de gasolina, haja vista que os preços dos combustíveis têm aumentado significativamente nos últimos meses.

“Aliás, devido a nossa iniciativa, o Tribunal de Justiça do Maranhão tem um projeto de instalar um bicicletário interno, com 60 vagas, e outro externo, além de melhorar a infraestrutura dos banheiros e vestiários do prédio”, informou.

Saúde
O juiz de Direito Francisco Ferreira participou da campanha. Ele contou que é um dos poucos magistrados que aderiu à bicicleta para se descolar de casa para o trabalho e vice-versa, pelos menos três vezes por semana. Como mora no bairro Araçagi, leva em torno de uma hora para o descolamento e percorre 22 km. “Precisamos incentivar esse hábito, pois o trânsito de São Luís está insuportável e nos tira a paciência. De bicicleta é muito mais saudável e a nossa saúde agradece”, frisou, acrescentando que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo e tem prioridade sobre os carros (Art. 58 e Art. 29).

A servidora Ana Maria Pereira, da biblioteca do Fórum, contou que vai de bicicleta com frequência para o trabalho. “Eu participo de vários grupos de ciclistas, pois já pedalo há dez anos. ‘Depois que aderi à bicicleta, minha saúde melhorou sobremaneira e meus exames de rotina estão todos normais. É por isso que nós incentivamos outros servidores, ou seja, por experiência própria”.

Campanha
O Dia Mundial sem Carro é uma data voltada para conscientização sobre os problemas causados pelo uso constante de veículos automotivos pela população. A data foi instituída em 2000 em outras partes do mundo como World Carfree Day e começou a ser comemorada no Brasil a partir de 2001.

Em várias partes do mundo, são realizadas campanhas para motoristas deixarem seus carros em casa e irem ao trabalho ou escola a pé, de bicicleta, de transporte público ou, ainda, por meio do sistema de rodízio de caronas, em que cada dia da semana uma pessoa é responsável por levar um grupo que compartilha da mesma rota. Quando vários carros são colocados na rua, surge ainda o mais grave dos problemas: a poluição.

SAIBA MAIS

Dicas

  • Prefira utilizar rotas alternativas, por ruas tranquilas, para pedalar de forma mais agradável e segura
  • Pedale no mesmo sentido dos carros e ocupe a faixa lateral da rua mantendo distância do meio-fio
  • Sinalize com as mãos o que pretende fazer, para avisar aos motoristas qual a sua intenção. Tenha atenção, em especial aos cruzamentos
  • Use iluminação dianteira e traseira na bicicleta. Considere, também, outros equipamentos de segurança como capacete e luvas
  • Lugar de bicicleta é na rua, Utilize a ciclovia ou ciclofaixa, se houver, mas lembre-se que a bicicleta é um veículo e, também, tem direito de transitar nas vias, segundo o Art. 58 do CTB.
  • Se sentiu insegurança na via ou não vai aguentar a subida, desça da bicicleta, vá para a calçada e empurre-a até se sentir confortável para voltar a pedalar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.