Brasília - O Ministério da Educação (MEC) realiza, nos dias 23 a 25 de setembro, das 10h às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento marca os 112 anos do ensino profissional no país, com o lançamento de um pacote de ações para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.
A cerimônia de abertura será às 10h, do dia 23 de setembro, com o anúncio de 14 projetos com foco na gestão e nos resultados; articulação e fortalecimento; inovação e empreendedorismo. Com o tema Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro, a celebração também dará início à primeira Exposição da Educação Profissional e Tecnológica com a apresentação de projetos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelas instituições que compõem Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem.
Esse pacote de medidas, alinhado ao programa Novos Caminhos, visa potencializar e ampliar o acesso à Educação Profissional e Tecnológica, modalidade de ensino que prepara os estudantes para o exercício das profissões e para o mundo do trabalho. Serão anunciados novos projetos no eixo de articulação e fortalecimento, que visam o fomento à formação técnica de jovens e adultos e também de professores e demais profissionais da educação.
Além desses, serão apresentados projetos no eixo de inovação e empreendedorismo, que objetivam fomentar iniciativas nessa área, além de desenvolver nos estudantes habilidades e competências técnicas específicas tais como criatividade, capacidade de trabalho em equipe e adaptação e construção de soluções. No eixo de gestão e resultados serão entregues projetos a fim de dar mais transparência e apresentar os dados da Educação Profissional e Tecnológica que contribuem tanto para melhores resultados, especialmente, na consolidação da Rede Federal, como na ampliação de oportunidades de inserção socioprodutiva de milhões de brasileiros.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, tem priorizado as ações que possam contribuir para impulsionar a produtividade e a competitividade nacional. Nesse contexto, a fim de oportunizar aos brasileiros a inserção e a permanência no mercado de trabalho, tem implementado ações que possam estimular o desenvolvimento contínuo de soluções técnicas e tecnológicas para fazer frente às demandas internas e aos fluxos crescentes de competitividade no cenário nacional e internacional. Nessa perspectiva, o programa Novos Caminhos atua na articulação entre a oferta de cursos e a política de geração de emprego e renda, alinhadas às demandas do setor produtivo.
Os projetos que serão apresentados têm como foco diferentes públicos, trazendo oportunidades para toda a sociedade, estudantes da Educação Profissional e Tecnológica e também profissionais da educação. Todos eles trazem concepções que impactam positivamente a educação profissional no Brasil.
São eles: Re-Saber, Monitor de Profissões, Curso de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica, Mapa de Demandas 2.0, Qualifica Mais EnergIF, Qualifica Mais Emprega Mais, Curso de Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, Plataforma Aprenda Mais, Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica, Painel de Fomento da Educação Profissional e Tecnológica, Projeto para o Desenvolvimento de Indicação Geográfica (IG), Oficinas 4.0, InTech Challenge, Projeto IF+Empreendedor.
Apresentações Tecnológicas
A primeira exposição da Educação Profissional e Tecnológica será realizada nos 3 dias de evento, das 14h às 18h, no dia 23 de setembro, e das 10h às 18h, nos dias 24 e 25 de setembro. A visitação será aberta ao público e atende a todos os protocolos de biossegurança. Estarão presentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagens, para a apresentação de mais de 100 projetos de pesquisas e inovações tecnológicas. O evento também ocorrerá de forma virtual com transmissão realizada pelo canal do MEC no YouTube.
Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos teve início em 2019 com o objetivo estimular a Educação Profissional e Tecnológica e facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. A proposta foi estruturada para fortalecer essa modalidade da educação nacional, traçando estratégias que pudessem alinhar a oferta de cursos às demandas do setor produtivo, apoiar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional no ensino médio, alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional e integrar dados e estatísticas para subsidiar o planejamento e a gestão da Educação Profissional e Tecnológica.
Saiba Mais
- Governo iniciará distribuição de absorventes para estudantes hoje (15)
- Mais de 101 mil escolas serão atendidas por programa de inovação
- Expectativa de alunos é de melhor rendimento com retorno de aulas
- Escolas de São Luís recebem atividades educativas de trânsito
- Deputado critica situação da educação em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.