SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) sancionou a Lei Complementar 235/2021, oriunda do Projeto de Lei Complementar 009/2021 (PLC), de iniciativa do procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Jorge Hilluy Nicolau, que dispõe sobre organização, atribuições e o Estatuto do Ministério Público Estadual (MPE), aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, no dia 1º deste mês.
O PLC altera o parágrafo único do Art. 38, da Lei Complementar 013/1991, que passa a ter seguinte redação: “As funções de coordenador dos Centros de Apoio Operacional serão exercidas privativa e cumulativamente, ou exclusivamente, por membro do Ministério Público, designado pelo procurador-geral de Justiça.
Objetivo
Na mensagem de encaminhamento da matéria à Assembleia, o procurador-geral Eduardo Nicolau esclarece que os Centros de Apoio Operacional são órgãos auxiliares da atividade finalística do Ministério Público do Maranhão, cujo objetivo é estimular a integração e o intercâmbio entre órgãos que atuem na mesma área de atividade e que tenham atribuições comuns, entre outros.
“A proposição almeja ajustar o Ministério Público Estadual às normas que regem os seus Centros de Apoio Operacional para que o procurador-geral de Justiça possa, na busca do interesse público e observando o princípio constitucional da efetividade, ter mais um componente para exercer plenamente a sua gestão”, justifica Nicolau.
Saiba Mais
- Em novo teste, ministro da Saúde permanece com a Covid-19
- MS demite diretor acusado de cobrar propina para comprar vacinas
- Cardiologista Marcelo Queiroga assumirá comando do Ministério da Saúde
- 13 milhões de doses de vacina da Moderna serão entregues ao Brasil
- Com a Covid-19, ministro da Saúde segue internado em Brasília
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.