Museu

Presidente do TJMA inaugura Museu nesta terça-feira, em São Luís

A solenidade será realizada no Solar dos Veras, no Centro Administrativo (vizinho ao antigo prédio da Assembleia Legislativa, na Rua do Egito, 144, Centro)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Museu TJMA)

SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, irá inaugurar o Museu “Desembargador Lauro de Berredo Martins”, no dia 21 de setembro, nesta terça-feira, às 17h.

A solenidade será realizada no Solar dos Veras, no Centro Administrativo (vizinho ao antigo prédio da Assembleia Legislativa, na Rua do Egito, 144, Centro).

“Nosso Museu irá contar com um acervo excepcional e representa um orgulho para a nossa administração”, afirmou o presidente do TJMA.

A iniciativa foi instituída por meio da Resolução nº 602021, assinada pelo presidente da Corte de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo.

Considerações

A medida leva em consideração o Art. 216, §1º e §2º da Constituição Federal, que considera que os acervos documentais do Poder Judiciário constituem patrimônio cultural e histórico e que devem ser preservados, cabendo à Administração Pública a gestão e preservação da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.

Considera, ainda, as determinações da Resolução n° 324, de 30 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental e dispõe sobre o PRONAME – Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário; e a necessidade de preservar a memória nacional, notadamente a memória dos eventos de grande importância para o Poder Judiciário. Com informações da assessoria do TJ-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.