Galera de volta?

Após um ano e meio, Maranhão pode voltar a ter torcida em estádios

Volta deve ser discutida em Conselho Técnico a ser realizado no próximo dia 17; Federação Maranhense também articula via governo estadual

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Público está com "saudade" do clima dos estádios no Maranhão
Público está com "saudade" do clima dos estádios no Maranhão (Torcida)

Após uma espera angustiante da torcida e dos amantes do futebol, finalmente a comunidade pode ter uma boa notícia em breve. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) discutirá novamente a volta do público em estádios pelo país. O Maranhão, com Sampaio Corrêa e Moto Club como representantes nas séries B e D respectivamente, também deve ser contemplado.

Até o fechamento desta edição, o Conselho Técnico que debaterá o tema – e ainda a continuidade da utilização do VAR na Série B deste ano – será realizado no próximo dia 17.

No dia 8 deste mês, em primeira tentativa de articulação, não houve consenso. Representantes da Série B definiram, a princípio, que o retorno se dará somente quando pelo menos 80% dos municípios que sediam partidas estiverem habilitados a receber público, com o aval das autoridades sanitárias de cada localidade.

No entanto, a pressão dos clubes nos bastidores é grande. O Cruzeiro (MG), por exemplo, já sediou duas partidas no atual brasileiro com a presença de torcida. Coincidência ou não, nas duas partidas, Em Santa Catarina, o governo local determinou na segunda-feira, dia 13, via Portaria, o retorno de público aos estádios. Com isso, considerando a Série B, o Brusque (SC) pode ser beneficiado.

Em paralelo à definição ou não da CBF, em entrevista à TV Mirante, o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, disse que a entidade requereu ao governo estadual a liberação parcial de torcedores.

De acordo com o dirigente, inicialmente deve ser autorizada a presença de até 20% da capacidade do estádio. “Nós estamos solicitando a liberação de 30% de capacidade dos estádios. Mas não estamos oferecendo isso. Acredito eu que nós demos ficar entre 15 a 20% da capacidade em um primeiro momento e vai se evoluindo de acordo com o andamento do vírus na cidade”, afirmou.

Segundo o dirigente, que chefiou a delegação brasileira nos recentes jogos das Eliminatórias, o percentual de 80% é condição prioritária para a volta do futebol com público.

“Se 80% das cidades sedes estiverem liberadas para público a CBF dará carta verde para que tenha em todo país”, afirmou.

Relembre

A torcida está ausente dos campos maranhenses principalmente devido à pandemia. O último superclássico, por exemplo, com torcida foi no dia 7 de março do ano passado. Na ocasião, 4.084 pessoas pagaram para ver a partida. A liberação deve seguir uma série de regras a serem cumpridas pelos torcedores, dentre elas, a comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 e apresentação de um exame RT-PCR realizado nas últimas 72 horas antes da partida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.