COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
DEPOIS de um longo período no estaleiro, recuperando-se de um acidente doméstico que resultou em fratura num dos pés, o economista Aderaldo Nascimento Neto reapareceu esta semana, participando de um encontro em Santa Catarina com o governador Carlos Moisés e sua equipe de desenvolvimento econômico e infraestrutura. Na foto, ele é visto na recepção do hotel Blue Tree Prêmio Florianópolis
DEPOIS de um longo período no estaleiro, recuperando-se de um acidente doméstico que resultou em fratura num dos pés, o economista Aderaldo Nascimento Neto reapareceu esta semana, participando de um encontro em Santa Catarina com o governador Carlos Moisés e sua equipe de desenvolvimento econômico e infraestrutura. Na foto, ele é visto na recepção do hotel Blue Tree Prêmio Florianópolis

Campanha CDL
Já foi dada a largada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís / CDL para a realização da campanha Natal Show de Prêmios, campanha anual que visa estimular as vendas no comércio.
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, ressalta a importância da promoção diante do cenário causado pela pandemia: “Mesmo com a ampla cobertura vacinal que está nos permitindo o controle da Covid-19, o período ainda é desafiador e para termos bons resultados em dezembro é fundamental ter diferenciais no processo de consumo. O Natal Show de Prêmios é essa estratégia que ajuda o lojista participante a ter maior fluxo de clientes nas compras natalinas, atraídos pelo sorteio”, explica Ribeiro.
A FCDL-MA, sob o comando da Pres. Socorro Noronha é uma das entidades que apoia a campanha.

Curso de extensão
O curso de extensão “Ambiente Virtual de Aprendizagem – Learning Management System (LMS)”, a ser ministrado de 18 a 25 de setembro, via Google Metet, será comandado pelo professor e consultor Ricardo Carreira.
O curso abordará formação, integração e aplicação de um ambiente virtual de aprendizagem, uso e gestão de ferramentas educacionais com aplicação de LMS. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Instagram @ricardo.carreira.

Luzes na rua
O show de luzes que encanta os visitantes da Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís, será exibido por mais sete dias. A determinação de estender o espetáculo “Cidade de Porcelana” é do governador Flávio Dino e as apresentações poderão ser prestigiadas até o dia 19 de setembro.
A peça teatral promovida pela Secretaria de Estado da Cultura como parte da programação do governo estadual pelo aniversário da capital maranhense, celebrado em 8 de setembro, deveria ser encerrada no último domingo. No entanto, devido ao grande sucesso de público, as apresentações também foram prorrogadas.

Menos desperdício
“Mais sustentabilidade e menos desperdício!”. É esse o lema da campanha “Destralhe”, do Tribunal de Justiça do Maranhão, que fará parte de uma das ações do movimento cívico internacional “Dia Mundial da Limpeza”. O movimento une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta, no dia 18 de setembro.
Implementada desde 2018, pelo Núcleo Socioambiental, no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, a campanha visa garantir uma gestão socioambiental de materiais de expediente, bens permanentes ou de informática, por meio de devolução de itens em desuso e sua reutilização ou destinação ambientalmente correta.

Nina Rodrigues
O deputado estadual Fábio Macedo, acompanhado do vice-governador Carlos Brandão e do secretário-adjunto de Estado da Saúde, Carlos Vinícius, visitou, ontem, as dependências do Hospital Nina Rodrigues, referência no tratamento de doenças mentais no Maranhão. A comitiva distribuiu rosas amarelas aos profissionais e pacientes da Casa de Saúde.
Macedo anunciou a destinação de uma emenda impositiva, no valor de R$ 400 mil, ao hospital, em comemoração aos dois anos do Dia Estadual de Combate à Depressão, fruto de uma lei de sua autoria. O parlamentar também é autor da lei que instituiu o Programa de Auxílio Psicológico à Depressão.

Programa de Trainee
A VLI, companhia de soluções logística que opera terminais, ferrovias e portos, abriu inscrições para o Programa de Trainee 2022, voltado para formação de futuras lideranças da companhia. O Programa tem por objetivo selecionar e preparar jovens talentos, a partir de um circuito de capacitação profissional, que possibilita o amadurecimento e o desenvolvimento de habilidades desses profissionais, por meio da inovação na prática e com acesso a áreas e líderes estratégicos dentro da companhia.

TRIVIAL VARIADO
Novo presidente para o diretório estadual do PSOL no Maranhão foi eleito no último domingo, durante congresso on-line. Enilton Rodrigues, do município de Arame, ganhou por dois votos de diferença e detém 39% da direção estadual.

O famoso Khaby Lame esteve no tapete vermelho da Mostra de Veneza. Ele é o tiktoker mais seguido na Europa e o segundo no mundo a atingir os 100 milhões de seguidores sem dizer uma palavra.

Na expectativa de um cenário menos hostil no Senado, o ex-advogado-geral da União André Mendonça aposta em outros trunfos para destravar o processo de indicação à vaga em aberto no STF: a intensificação da campanha feita por pastores evangélicos e a influência do ex-presidente José Sarney sobre a bancada do MDB.

O prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama, Graziela Braide, participaram, no último domingo, do “São Luís Pôr do Sol Musical”, no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia. Trata-se de mais uma ação da gestão de Braide para fortalecer o turismo na capital.

Em Brasília, a Justiça Federal determinou a intimação judicial do advogado Marcos Tolentino para que compareça ao seu depoimento na CPI da Covid.

A Universidade Federal do Maranhão divulgou a abertura do concurso público para o Magistério Superior. São disponibilizadas 21 vagas, com reservas de ações afirmativas, para cargos de professor adjunto, auxiliar e assistente, com inscrições de 13 de setembro a 13 de outubro deste ano.

Os preços dos medicamentos para hospitais caíram, em média, 2,29% em agosto, encerrando a terceira queda seguida, de acordo com o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais.

O Instituto Euvaldo Lodi, entidade do Sistema Fiema, iniciou o programa de aprendizagem com duas turmas de jovem aprendiz para mais de 40 alunos que ingressarão nas empresas parceiras após o primeiro módulo de formação em Relações Socioprofissionais, Cidadania e Ética.

DE RELANCE

Pacificador-geral
Acusado de golpista por boa parte da esquerda brasileira, o ex-presidente Michel Temer ressurgiu com força no cenário da política nacional. O ex-vice de Dilma Rousseff, que assumiu a Presidência depois do impeachment, terminou a semana com um título simbólico, mas de extrema relevância: pacificador-geral da República. Foi Temer quem articulou a rodinha onde o cachimbo da paz passou pelas mãos de Jair Bolsonaro e de Alexandre de Moraes, ex-ministro de Temer e por ele indicado ao STF.

Pacificador-geral...2
Mais do que isso: Bolsonaro e Moraes conversaram pelo telefone de Temer, que ligou para o ministro do STF enquanto estava ao lado do presidente da República. Não é difícil concluir que Temer só viajou a Brasília depois de ter certeza de que Bolsonaro assinaria a nota, que foi escrita não a quatro, mas a seis mãos: Temer, Bolsonaro e Alexandre de Moraes. A informação é confirmada por fontes com livre trânsito nos bastidores do poder em Brasília, conta Tulio Milman.

Pacificador-geral...3
Não é de hoje que Temer observa os movimentos no tabuleiro da sucessão. Discreto e experiente, sabe que são as circunstâncias do momento que escolhem o candidato à Presidência, e não o contrário. Com a volatilidade dos cenários, entende que tudo pode acontecer, inclusive nada. Fazendo as contas do jogo político, Temer foi quem mais ganhou durante a semana. Acalmou os mercados e ajudou a redigir uma nota que, de tão moderada, todos sabem que jamais poderia ter sido escrita somente por quem a assinou.

Pacificador-geral...4
Além disso, Temer teve a chance de mostrar o quanto ama a Constituição, mesmo que isso não mude uma vírgula no discurso de quem sempre o considerará golpista. Mas desses, não teria votos e nem aplausos de qualquer jeito.

Municipalismo
O debate sobre anulação de emancipações gaúchas no STF oportuniza um debate produtivo sob dois vieses não excludentes e não necessariamente ligados ao mérito da ação.Fortalecer os municípios, deixando a gestão dos recursos públicos mais perto dos cidadãos, é fator de desenvolvimento humano e econômico. A peregrinação de prefeitos a Brasília e a absurda distorção da destinação dos impostos fazem mal ao país. Se criar e fortalecer municípios é uma boa ideia, é imprescindível zelar para que as administrações municipais não se transformem em cabides hipertrofiados de empregos e de ineficiência, como infelizmente ocorre em muitos casos.

Fiema e imunizantes
O Sistema Fiema alcançou ontem, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), uma marca importante no programa de imunização contra a Covid: são mais de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas nos postos de vacinação instalados na capital e no interior do Estado. De acordo com os dados consolidados pelo Sesi, foram 100.185 doses do imunizante aplicadas entre primeira e segunda dose desde abril. Na capital maranhense, foram 57.685 doses do imunizante.

Fiema e imunizantes...2
“Esse é um marco histórico que registramos no Sistema Indústria graças à parceria e a confiança da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e das prefeituras”, disse o presidente da Fiema e diretor regional do Sesi-MA, Edilson Baldez. Esse Serviço garante toda a estrutura, pessoal de apoio, e profissionais de vacinação, enquanto as prefeituras e o governo entram com as vacinas.

Saúde em primeiro lugar
Luiz Carlos Cantanhede Fernandes (e esposa Melina) com o executivo do Grupo Atlântica e Internacional Marítima, Nilson Frazão Ferraz (e esposa Flávia), estão desde sábado em São Paulo cumprindo rotina de exames de saúde. Ou seja: fazendo check-up para continuarem mais tranquilos à frente de suas atividades empresariais.

Para escrever na pedra:
“A obviedade e a mediocridade são de tal modo cansativas, que, quando a gente encontra uma pessoa brilhante, isso é sempre surpreendente”. De Paulo Sant'Ana, saudoso cronista gaúcho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.