Covid-19

Vacinação causa novo embate entre Governo e Prefeitura em São Luís

Divergência é sobre aplicação da 2ª dose de vacinas; Prefeitura quer mais doses para garantir vacinação de moradores de outras cidades da Ilha

Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Desde o início da vacinação contra covid que Governo Estadual e Prefeitura de São Luís entram em embates
Desde o início da vacinação contra covid que Governo Estadual e Prefeitura de São Luís entram em embates (Arraial da Vacinação)

A vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense provocou, ontem (9), mais um embate entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Nas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, criticou a gestão municipal ao publicar um vídeo de um morador de Paço do Lumiar reclamando por não haver conseguido tomar sua 2ª dose num ponto instalado em um shopping da capital.

“O SUS é universal. É muita pequeneza política e mesquinhez isso aqui acontecer. Além de ilegal”, disse Lula, que também é presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

O morador vacinou-se em um dos arraiais da vacinação do Governo do Estado, na cidade de Paço do Lumiar.

Nas imagens que foram divulgadas na internet, ele aparece reclamando que não foi atendido em São Luís, mas também explicando por que se dirigiu a outra cidade para concluir sua imunização. “Eu tô vindo de Paço do Lumiar, e não tem vacina lá”, afirmou.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís encaminhou nota a O Estado para comprovar que já estava ciente desse tipo de demanda e que, no início da semana, chegou a solicitar ao governo estadual o repasse de doses para concluir a imunização mesmo de moradores de outras cidades da Ilha que se dirigissem à capital.

“Considerando a aplicação de primeira dose realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em São Luís; considerando que grande parte desse público tem procurado os pontos de vacinação do Município para a realização da segunda dose; solicitamos o quantitativo de primeiras doses aplicadas pela Secretaria Estadual do Maranhão, no município de São Luís por data de aplicação. A partir desses dados, solicitamos que seja feito o repasse das segundas doses referentes a esse público para aplicação pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís”, diz o documento municipal.

Doses disponíveis

Apesar da evidente falta de entrosamento entre Estado e Município – geridos por dois adversários políticos: o governador Flávio Dino (PSB) e o prefeito Eduardo Braide (Podemos) -, a SES garante que não estão faltando doses para quem tomou a 1ª durante os arraiais.

De acordo com o órgão estadual, moradores de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa que se vacinaram nos mutirões estaduais, podem se dirigir ao Iema Rio Anil (antigo Cintra), ou ao Pátio Norte Shopping que receberão a 2ª dose.

“A gente continua vacinando no Cintra e no Pátio Norte. E isso não seria desculpa. Não faltam doses”, informou o próprio Carlos Lula após a polêmica.

De outro lado, a Prefeitura de São Luís tem feito divulgar em suas redes sociais que mesmo quem tomou a 1ª dose nos arraiais dos outros três municípios da Ilha pode tomar a 2ª na capital.

Mais

Retenção

Em junho, a polêmica entre Governo e

Prefeitura se deu em relação à retenção de doses. A gestão municipal acusava a estadual de haver retido mais de 100 mil vacinas destinadas à capital. Inicialmente, a SES negou a retenção, e garantiu haver repassado à Semus todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Dias depois, contudo, o governador Flávio Dino fez um pronunciamento confirmando a retenção de 5% das doses, a título de “reserva técnica”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.