Homenagem

Reconhecimento a um legado

Ex-deputado, cineasta, escritor e atual secretário de Comunicação de São Luís, Joaquim Haickel será homenageado com as medalhas do mérito legislativo João do Vale e Canhoteiro, concedidas pela Assembleia Legislativa do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Joaquim Haickel tem trabalho reconhecido
Joaquim Haickel tem trabalho reconhecido (Joaquim Haickel)

São Luís - A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, por iniciativa do deputado Roberto Costa, concederá ao ex-deputado e atual secretário de Comunicação de São Luís, escritor e cineasta Joaquim Haickel, duas das maiores comendas daquele poder: as medalhas do mérito legislativo João do Vale e Canhoteiro, atribuídas a pessoas que tenham se destacado nos setores cultural e esportivo, respectivamente.

Nas justificativas dos projetos de resolução, aprovados por unanimidade pelo plenário da Alema, o autor lembra que, além dos relevantes serviços prestados para o engrandecimento cultural e esportivo do Maranhão, o homenageado é um dos mais produtivos atores culturais do estado, atuando como escritor e cineasta, sendo membro das Academias Maranhense e Imperatrizense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Ele se destaca, também, como atleta nas modalidades basquetebol e tênis. Quando deputado, Joaquim Haickel foi autor das leis de incentivo à cultura e ao esporte, que têm sido as responsáveis pela sustentação desses setores. Leis sem as quais a cultura e o esporte, artistas e esportistas estariam completamente desamparados e impossibilitados de realizarem seus projetos.

“Essas leis foram aprovadas em 2011 e calcula-se que, nestes dez anos, elas, somadas, fizeram circular no Maranhão, mais de 600 milhões de reais. Recursos que apoiaram projetos culturais e esportivos e sustentaram esses importantes setores da vida maranhense”, destacou Haickel.

Além disso, o deputado Roberto Costa, conhecedor do importante trabalho realizado pelo Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM), localizado em um bairro onde ele desenvolve relevantes trabalhos sociais, o Desterro, resolveu, também, atribuir àquela importante instituição a Medalha do Mérito Cultural João do Vale.

O MAVAM pesquisa, coleciona, restaura, preserva, produz e depois disponibiliza, gratuitamente, fragmentos da memória do Maranhão e de sua gente, por meio de meios audiovisuais, trabalho de suma importância para que as futuras gerações possam conhecer a história do Maranhão e para que pesquisadores possam realizar seus trabalhos e os produtores culturais suas obras.

Trabalho

O MAVAM foi idealizado e concebido por Joaquim Haickel em 1991, quando começou a funcionar informalmente, e foi inaugurado em 2009, com sede num prédio histórico, no bairro do Desterro.

Entre os trabalhos realizados pelo MAVAM destacam-se a preservação de acervos fotográficos, como os de Gaudêncio Cunha, Ribamar Alves, Edgar Rocha e a Coleção de fotos de António Guimarães; a preservação de acervos fílmicos como os de Lindberg Leite e da VCR; a realização de filmes sobre escritores, artistas plásticos, políticos e diversos personagens da cultura maranhense, entre eles, o Padre Antônio Vieira, o escultor Celso Antônio, a cientista Terezinha Rêgo e o lutador Zulu.

"O MAVAM também congrega o Polo de Cinema do Maranhão, que realiza filmes como 'Na Asa do Vento', sobre a migração de povos para o Maranhão, 'Moradas e Memórias', sobre os prédios da capital maranhense, além de 'São Luís – Encantos e Magias' e 'Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís', sobre a história da cidade, dentre mais de 200 outros trabalhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.