Medidas contra a covid

Shoppings mantêm aferição de temperatura de seus clientes

Estabelecimentos informam que, até a presente data, nenhum consumidor foi barrado por apresentar febre após se submeter à aferição em termômetros

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Aferição de temperatura é realizada nos clientes na entrada da maioria dos shoppings da capital
Aferição de temperatura é realizada nos clientes na entrada da maioria dos shoppings da capital (aferição de temperatura)

São Luís - Embora febre não seja mais considerada sintoma inicial de Covid-19, a maioria dos shoppings de São Luís continua aferindo a temperatura dos consumidores na entrada dos estabelecimentos, seguindo orientações do decreto estadual que elenca medidas de proteção ao novo coronavírus. A medida começou em meados do ano passado, mas não há registros de que alguém tenha sido barrado por apresentar temperatura beirando os 38o, o que seria indicativo de febre alta.

Ontem, o gerente de Marketing do São Luís Shopping (Jaracati), Igor Quartin, frisou que nenhum consumidor havia apresentado febre até ontem, após se submeter ao termômetro digital na entrada. “Desde que começaram as medidas restritivas, providenciamos a aferição de temperatura em todas as entradas do São Luís Shopping. Os consumidores só podem ter acesso depois que tiveram sua temperatura aferida por meio do termômetro digital”, enfatizou.

Ele informou, ainda, que, além dos termômetros digitais, é rigoroso o protocolo quanto ao uso de máscaras, tapando nariz e boca. “Isso é muito importante e já presenciamos situações em que as pessoas esquecem suas máscaras no carro, por exemplo, e precisam dar meia volta para buscá-las, pois não têm acesso sem o protetor”, relatou ele, informando que o fluxo de consumidores no shopping aumentou bastante depois da flexibilização de horários.

Protocolo
O Shopping da Ilha (Maranhão Novo) também segue à risca o protocolo de segurança sanitária e decreto governamental, segundo a assessoria de imprensa. A assessoria informou, ainda, que os clientes não apresentaram resistência quanto ao uso de máscaras e distanciamento. No Rio Anil Shopping, o protocolo também é mantido.

A prática tornou-se comum em estabelecimentos pela cidade e pelo Brasil. Pelo menos 23 estados e o Distrito Federal fazem a recomendação de aferição de temperatura entre as ações de combate à pandemia em seus projetos de flexibilização econômica. A medida, por sua vez, é rechaçada por especialistas, que não vêm utilidade na medida.

Segundo a infectologista Maria dos Remédios, os termômetros não são recomendados na entrada dos estabelecimentos. “Uma vez que existem outros sintomas de Covid-19, como diarreia, e as pessoas sem sintomas também transmitem, além de causar uma falsa sensação de segurança”, disse.

O infectologista Antônio Augusto Moura da Silva, do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é da mesma opinião. Ele disse que febre pode ser um sintoma de Covid-19, mas que há muitos casos sem febre. “O uso de termômetros digitais identifica uma pequena parte de suspeitos. Seu impacto é muito baixo”, disse. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.