COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
RECORDAÇÃO de uma das mais recentes viagens a Paris, do economista e escritor Antonio Augusto Ribeiro Brandão: jantar no emblemático restaurante Júlio Verne, na Torre Eiffel, com a filha Mônica e o genro Fábio Lúcio Santos
RECORDAÇÃO de uma das mais recentes viagens a Paris, do economista e escritor Antonio Augusto Ribeiro Brandão: jantar no emblemático restaurante Júlio Verne, na Torre Eiffel, com a filha Mônica e o genro Fábio Lúcio Santos
NO DOMINGO, uma família feliz se reuniu para um almoço que teve a alegria como prato de resistência, no restaurante Casa Almendra, no Calhau, para comemorar duas datas especiais: os aniversários de Ieda e José Valem Júnior, casal visto na foto ao lado do bolo de aniversário
NO DOMINGO, uma família feliz se reuniu para um almoço que teve a alegria como prato de resistência, no restaurante Casa Almendra, no Calhau, para comemorar duas datas especiais: os aniversários de Ieda e José Valem Júnior, casal visto na foto ao lado do bolo de aniversário

Academia Caxiense abre cinco vagas
A Academia Caxiense de Letras (AIL), a Casa de Coelho Netto, abriu esta semana nada menos que cinco vagas para completar, com a eleição e posse, seu quadro de membros efetivos – são 40 membros, mesmo número da pioneira Academia Francesa e seus 386 anos de fundação e contribuição à Cultura, sobretudo da parte ocidental do mundo.

Quatro das vagas dão-se pelo falecimento dos acadêmicos Francisco de Assis Carvalho da Silva Junior, o Carvalho Junior; Jacques Inandy Medeiros, ex-presidente da AIL; Milson Sousa Coutinho (que é filho de Coelho Neto, município que, por sua vez, é “filho” de Caxias); e Raimundo Nonato Medeiros Silva, escritor e engenheiro, especialista em águas do Itapecuru.

O quinto nome é o do caxiense Antônio Augusto Ribeiro Brandão, economista de incursões internacionais, com diversos livros publicados na sua especialidade e com uma autobiografia já no forno, prestes a sair.

Brandão alça-se à categoria de Membro Honorário – que, como o próprio qualificativo antecipa, é uma honra, menos do Brandão, por recebê-la, e mais da Academia, por (man)tê-lo.

Depois de, por décadas e décadas, haver contribuído, como professor, para a formação de gerações e gerações de economistas; de haver, como gestor público, contribuído para o desenvolvimento de órgãos e cidades (inclusive a nossa Caxias); depois de, como palestrante, haver compartilhado pensares e saberes no Brasil e no Exterior; e, após tantas coisas benfazejas que brotaram de seu lúcido espírito, a neve dos anos ter-se acumulado sobre a cabeça e os ombros do Augusto Brandão, ele sabe que, pelo menos a esta altura, deve-se carregar menos “peso”, inclusive os institucionais, profissionais, associativos e que tais.

Novo Hospital
Com localização privilegiada no Renascença II, atrás do Hospital Carlos Macieira, começa a funcionar nesta semana o novo e moderno HSE / Hospital dos Servidores, voltado para atendimento exclusivo aos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN.

O HSLZ terá sua gestão sob o comando da equipe do HSLZ / Hospital São Luiz, tendo Plínio Valério Tuzzolo como Diretor-Geral. Toda a estrutura que antes funcionava no Hospital São Luiz, na Cidade Operária, passa a ser concentrada no novo HSE. Já o HSLZ segue aberto, mas voltado exclusivamente para o tratamento de pacientes da Covid19.

A ativação do novo Hospital se dará no período de 1 a 6 de setembro. No próximo dia 1º já começam a funcionar as áreas ambulatorial e de diagnóstico (exames); no dia 5 de setembro começam a funcionar os serviços de Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, UTI / Unidade de Tratamento Intensivo e Unidades de Internação.

E a inauguração oficial com a presença do Governador Flávio Dino e da Secretária Flávia Alexandrina (SEGEP) se dará no dia 6 de setembro às 16h30.

Semana de Cultura
Começa amanhã a 32ª edição da Semana de Cultura Popular, no Teatro João do Vale e na Casa do Tambor, no Centro Histórico de São Luís.

O evento homenageará a folclorista e pesquisadora Zelinda Lima.

A programação contará com palestras, rodas de conversa e mostra de filmes, oficinas temáticas de artesanato, dança regional, tambor de crioula, fotografia e imagem.

A abertura solene será no Teatro João do Vale, amanhã, às 9h, com a presença de autoridades e especialistas na área de cultura.

A mesa de abertura terá a temática “Desafios da administração pública de cultura em tempos de pandemia”, com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, e vários convidados.

Anticorpos no leite
O aleitamento materno gera inúmeros benefícios à mulher e ao seu bebê, tanto em relação aos aspectos nutricionais e emocionais para a dupla como também em relação à imunização e proteção contra doenças para o recém-nascido e para a mãe.

Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) constatou que as mães vacinadas contra a Covid-19 produzem anticorpos que podem ser transmitidos ao recém-nascido pelo leite materno.

Conduzida pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e realizado pelo Instituto da Criança e do Adolescente, a pesquisa indicou presença de anticorpos no leite de colaboradoras lactantes do HC, imunizadas com a vacina Coronavac, do Instituto Butantan.

Medalha para Adroaldo
Um dos mais aplaudidos e competentes advogados do Maranhão, Adroaldo Souza está entre os nomes que receberão, na noite de hoje, a medalha “Antenor Bogéa”, mais importante honraria concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Além dele, receberão outros dez advogados e duas servidoras da OAB-MA. A honraria é entregue a cidadãos e advogados que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e à advocacia.

TRIVIAL VARIADO

Nesta quarta-feira (amanhã), Marcelo Saldanha lança, às 18h, no Restaurante Escola do Senac, “Pituca - a minha forte Luz Amarela”, em que fala do amor (singular) entre filho e mãe, das boas lembranças que construíram. Logo, fala das saudades e, sobretudo, da nossa finitude, da nossa temporalidade...

Quem precisa se deslocar constantemente e tem a gasolina como um dos itens que mais pesam no orçamento tem motivos de sobra para se queixar do aumento dos gastos. O combustível, um dos principais vilões da inflação, sobe bem mais do que o IPCA desde o início do Plano Real, em julho de 1994, até o
mês passado.

Além da covardia de deixar norte-americanos e aliados para trás, causando centenas de mortes, o presidente dos EUA Joe Biden entregou para o mais radical e cruel terrorismo de esquerda no Afeganistão, um valioso patrimônio, segundo um levantamento da bancada Republicana no Senado dos Estados Unidos.

Tem mais: Biden, para agradar a esquerda internacional infiltrada na mídia, no judiciário, na cultura e nas universidades, entregou ao Talibã, 85 bilhões de dólares em equipamentos, 75 mil veículos, 200 aviões e helicópteros militares, e 600 mil armas.

Em tempo: hoje, a frota de aeronaves Blackhawck em poder do Talibã, é maior do que 85% dos grandes países do mundo.

Hoje é dia de abraçar um grande amigo desde os tempos de minha primeira juventude: Murilo Bernardes Albuquerque, que comemora nova idade no Rio de Janeiro.

DE RELANCE

Noite de Autógrafos na AMEI
Este último dia de agosto tem um sabor muito especial para este Repórter PH. Hoje à noite, a partir das 18h, estarei reunido com amigos e admiradores no Espaço Cultural e Livraria AMEI, no São Luís Shopping, para autografar a segunda edição do meu livro de estreia na Literatura: “Existencial de Agosto”, lançado originalmente em 23 de agosto de 1972, e agora, nessa nova edição, acrescido de “Outras viagens poéticas”.

Novo modelo maranhense
O maranhense Lucas Soares, de apenas 8 anos e filho do fotógrafo Paulo Soares, será agenciado por Dilson Stein, responsável por descobrir a modelo internacional Gisele Bündchen. Tudo começou quando uma olheira da agência de Dilson Stein observou uma foto do garoto e fez o convite
para que ele participasse de uma seletiva no último dia 26 de agosto. Dessa seletiva, o maranhense se classificou entre os 22 primeiros e, só depois, foi escolhido pelo próprio agente.

Exames práticos
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão encerrou, no sábado, a série de mutirões de Exames Práticos de Direção Veicular realizados em agosto no Maranhão. No total, durante todo o mês, foram realizados 1.519 atendimentos agendados só em mutirões de exames práticos, nos quais foram ofertadas 1.647 vagas. Só no mutirão do último sábado, 455 candidatos fizeram seus exames
práticos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B e D. Houve atendimento em São Luís, Paço do Lumiar, Imperatriz, Bacabal e Caxias.

Redes sociais
A jornalista e mestra em Ciências Sociais maranhense Ingrid Pereira de Assis lançará seu primeiro livro: “Notícias autodestrutivas: jornalismo no Snapchat e Stories do Instagram”. O lançamento acontecerá durante o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, maior evento da área no país, de forma virtual, de 4 a 9 de outubro. O livro é o resultado da pesquisa de Doutorado da autora, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com uma etapa de estágio sanduíche
na Universidade de Aveiro.

Apoio Técnico do Judiciário
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, reuniu-se com a supervisora do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário do Maranhão, juíza Laysa Paz Mendes, e com a equipe do órgão, no Fórum de São Luís, no último dia 26. Desde que assumiu a Presidência do Conselho, em junho de 2021, após convite realizado pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, essa foi a primeira reunião de Jamil com o Natjus, com o objetivo de definir ações e estratégias para a atual gestão.

Imunizados na capital
São Luís já tem praticamente metade da população adulta com o esquema completo de imunização contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, essa população, que compreende pessoas a partir dos 18 anos, está estimada em 730 mil pessoas na capital maranhense. No total, em São Luís, já tomaram duas doses de vacina contra o novo coronavírus (ou dose única) 359,8 mil pessoas.

I Administrator ON
No Dia do Administrador, em 9 de setembro, será realizado o I Administrator ON, evento com transmissão virtual pela plataforma do Google Meet com a participação dos administradores Fábio Arruda, diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Administração do Maranhão e Ricardo André Carreira, diretor de Negócios da Faculdade de Negócios Faene, professor da UFMA e ex-diretor conselheiro de Administração.

Futuro presidente do TSE
Alvo de sete pedidos de impeachment protocolados no Senado, o ministro Alexandre de Moraes, atual vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) será eleito presidente da Corte Eleitoral no início de 2022, e ficará responsável pelos preparativos das próximas Eleições Gerais para Presidente da República e vice, Senado, Câmara dos Deputados, Governadores e vices, e Assembleias Legislativas do próximo ano. A eleição de Moraes já está assegurada, por um acordo que tradicionalmente garante a eleição do vice-presidente do TSE para o biênio seguinte. Ele é o atual vice do ministro Luís Roberto Barroso, que preside a Corte.

Para escrever na pedra:
“No final, é importante lembrar que não podemos nos tornar o que devemos ser se continuarmos sendo o que somos”. De Max de Pree, escritor norte-americano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.