Nivel baixo

Rede de coleta de sangue mantém mobilização para captar novos doadores

Além da capital São Luís, a rede conta com hemocentros e unidades de coleta em 13 cidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Fernanda Arouche é doadora desde 2014
Fernanda Arouche é doadora desde 2014 (doação de sangue)

São Luís - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) continua com a campanha de mobilização para atrair novos doadores de sangue e de medula óssea em todo o estado. De acordo com dados do Hemomar, a rede estadual conta com cerca de 100 mil doadores cadastrados no sistema. Deste total, 41 por cento são doadores de repetição.

A rede do Hemomar conta com o Hemocentro Coordenador, localizado na capital,e mais sete hemocentros capacitados para receber doações de sangue e de medula óssea localizados em Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês. Além disso, o Hemomar conta unidades de coleta de sangue em Chapadinha, Anajatuba, Itapecuru, Presidente Dutra e Barra da Corda para ajudar na manutenção dos estoques da rede.

Em 2020, já com o impacto da pandemia do coronavírus, a rede captou 32.801 doações. Já em 2021, o montante subiu para 37.614, como resultado das ações de mobilização recentes. Segundo o Hemomar, o armazenamento de sangue já está apto a suprir a necessidade da rede hospitalar do estado.

Mas a diretora técnica do Hemomar, Marcela Tupinambá, apela para que as doações sejam mantidas e lembra que a rede está proporcionando todos os cuidados necessários para receber os doadores com segurança. “Foi instalada uma tenda externa para acomodá-los melhor e, para manter nossos estoques e agendar doações de novos grupos, utilizamos o whatsapp. Divulgação pelas mídias sociais e pela televisão ajudam a mobilizar várias pessoas a saírem de casa para doar, o que favorece pacientes com câncer ou acidentados. É importante que isso seja mantido”, alerta a diretora.

De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o órgão acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue dos estoques em hemocentros estaduais e que essa estratégia permite uma antecipação na tomada de decisão, visando minimizar o impacto de eventuais desabastecimentos.

Doadora desde 2014
Fernanda Arouche, 37 anos, tem sangue AB positivo. Ela garante que o hemocentro fornece todas as informações completas para cada doador acerca do procedimento e do distanciamento social. “Sou doadora frequente do Hemomar há sete anos. Meu pai se dedicou há muito tempo como doador, então essa experiência me proporcionou ser uma doadora também. Sendo conhecedora dessa fragilidade do número de doadores, resolvi ser doadora voluntária”, relembra a residente do bairro Divinéia no Maranhão.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, reafirmou o compromisso do órgão em continuar incentivando a população brasileira a doar sangue. “Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente, com a nossa união, a vida se completa”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Locais para doar no Maranhão
O Hemomar possui várias unidades de coleta. Procure uma mais próxima de sua casa e faça sua doação de sangue ou medula óssea. Para doar na capital, você deve ir ao Hemocentro Coordenador, na Rua 5 de Janeiro, s/n, Jordoa, ou ligar para (98) 3216-1100. Interessados podem agendar também pelo do whatsapp (98) 99162-3334.

Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, veja o mapa abaixo.

Critérios para doação de sangue e medula óssea
De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é simples. Primeiro se faz o cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Isso tudo leva em média 40 minutos.

Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Já os vacinados, devem esperar o tempo de imunização que vai depender da marca do imunizante.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de 3 meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de 2 meses entre as doações. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Candidatos a doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. No dia da doação, será preciso apresentar documento de identificação com foto. Para saber mais sobre os critérios e restrições para a doação de sangue e medula óssea, acesse o ambiente do Hemomar no portal do governo do estado, www.ma.gov.br.



Fonte: Brasil 61

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.