Solidariedade

Exército e Polícia Militar participam de campanha de doação de sangue

Bolsas de sangue serão destinadas para a reforçar o estoque da Hemomar; coleta acontece hoje na sede da CFAP

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Soldados do Exército participaram da campanha, doando sangue para a Hemomar
Soldados do Exército participaram da campanha, doando sangue para a Hemomar (Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta semana, dois grandes parceiros se engajaram na IV Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio: o Exército e a Polícia Militar. Hoje, 23, a coleta de sangue acontece na sede do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), localizado na BR – 135, das 9H às 17H

A participação dessas instituições resultará em uma quantidade significativa de bolsas de sangue a serem destinadas para a Hemomar, devido ao grande quantitativo de doadores concentrados em cada das unidades militares. No 24º BIS ( Batalhão de Infantaria de Selva), com sede no João Paulo, aconteceu ontem, 22, a coleta de sangue dos soldados. Muitos deles já são doadores fidelizados, ou seja, doam sangue de forma regular.

Promover essa conscientização é também um dos objetivos dessa campanha. O soldado Mateus Serra é um exemplo de doador fidelizado, pois já doou sangue outras vezes e acha sempre importante participar desse tipo de ação.

“É muito importante ajudar a salvar vidas e se a gente pode somar com a sociedade, é fundamental cumprir essa missão de cidadania”, disse o soldado Serra.

Doação

Outro veterano das doações é o soldado Clennizer Ferreira Paixão. Natural de Pindaré Mirim, ele já dou sete vezes e garante que é um processo tranquilo. “Incentivo pessoas a doar sangue, é rápido e não prejudica em nada a saúde do doador. Ao contrário, faz bem saber que ajudamos a salvar vidas”, disse Clennizer Paixão.

As mulheres da corporação também se engajaram na campanha. A sargento Francileia Silva dos Santos se apressou para doar, assim que soube da coleta. “ É a segunda vez que vou doar sangue. Depois da coleta vou continuar trabalhando normalmente. Hoje irei para casa mais feliz, sabendo que com meu gesto fiz a diferença na vida de uma pessoa e de toda uma família que vive o drama de ter um ente querido em situação de emergência”, disse ela.

.A campanha ,cujo slogan é “Compartilhe a Vida que corre em suas Veias”, acontecerá até 31 de agosto e tem como meta a coleta de mil bolsas de sangue. Todo esse acervo irá compor o banco de reserva de sangue do Hemomar, que com a chegada do final de ano sempre fica deficitário e, por isso, necessitado de todo o engajamento da sociedade para que não venha a faltar sangue a quem precisa.

“Precisamos do engajamento coletivo de instituições como a PMMA e o Exército, que sempre garantem um volume significativo de doações em nossa campanha. Juntos somos mais fortes e graças a esse parceiros, assim como a Segep e Sema que também se engajaram, conseguiremos cumprir nossa meta, que é ousada mas super necessária para garantir a saúde de muitos maranhenses”, disse Plínio Tuzzolo, coordenador da campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.