Covid-19

MA recebe vacinas e inicia mutirões nos municípios

Ministério enviou 327.190 doses dos imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac; mutirão começou em nove municípios

Evandro Júnior /O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Vacinas começam a ser distribuídas e são iniciados mutirões
Vacinas começam a ser distribuídas e são iniciados mutirões (vacina contra a covid)

São Luís - O Maranhão começou a receber 327.190 doses de vacina no último fim de semana, enviadas pelo Ministério da Saúde, entre AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac. O estado já vacinou 2.077.124 pessoas, o que corresponde a 61% da população. No Brasil, a primeira dose já chegou para mais de 113,4 milhões de brasileiros, e a segunda, ou dose única, para 49,2 milhões. Ou seja, 30,75% do público-alvo de 160 milhões de pessoas maiores de 18 anos estão completamente protegidos contra a Covid-19, inclusive no Maranhão.

Da CoronaVac (Butantan), o Maranhão recebeu 67.790, da Pfizer, 169.650, e da Astrazeneca, 89.750. As entregas serão finalizadas hoje (17). Essa é a sexta distribuição de vacinas realizada pelo Ministério da Saúde desde 3 de agosto, totalizando mais de 32 milhões de doses enviadas para todo o Brasil.

Mutirão
A segunda dose no estado começou a ser aplicada em esquema de mutirão em nove municípios, desde ontem. Os municípios contemplados são Buriticupu, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Bacabal, Paulo Ramos, Grajaú, Alcântara, Paço do Lumiar e Raposa, sendo até o 21 de agosto em Raposa; dias 17 e 18 em Paulo Ramos e Cidelândia, de 17 a 20 em Paço do Lumiar, Alcântara, Grajaú e Bacabal; 18 a 20 em Buriticupu e dias 20 e 21 em Vila Nova dos Martírios. Para isso, estão sendo dispostos vários pontos para que a população possa concluir o esquema de imunização contra a Covid-19.

As equipes trabalham em conjunto com as prefeituras para a execução da D2. As ações são descentralizadas, para facilitar o acesso de todos à segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Em São Luís, a campanha de vacinação segue em ritmo acelerado. Graças ao Governo Federal, que já distribuiu, em todo o País, mais de 202,5 milhões de doses até agora. A imunização traz reflexos positivos no cenário epidemiológico. Com o avanço da vacinação, a curva da média móvel de diagnósticos e óbitos por Covid-19 apresenta tendência de queda desde junho. São dez dias com média de mortos abaixo de mil.

Para a distribuição das vacinas, o Ministério da Saúde segue o critério, pactuado entre União, estados e municípios, de tornar igualitário o envio dos imunizantes para todas as unidades da Federação, por faixa etária decrescente até 18 anos, considerando o percentual de pessoas ainda não vacinadas em cada região. O objetivo é que todos os estados terminem os esquemas de imunização ao mesmo tempo.

O processo de distribuição segue etapas rígidas, conduzidas no menor tempo possível, que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões pactuadas em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Após a liberação das doses para o envio, a logística é montada em tempo recorde e as doses chegam aos estados e Distrito Federal em até 48 horas.

Novos casos
O Maranhão chegou a 343.079 casos e 9.834 mortes por Covid-19 no domingo (15), segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Foram registrados 78 novos casos e oito mortes ocasionadas pela doença. Dos novos registros, 6 são na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 4 em Imperatriz e 68 nos demais municípios do estado.

Ativos
O número de casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) chegou a 34.911. Desse número, 34.414 estão orientadas a ficar em isolamento domiciliar, 280 estão internadas em enfermarias e 217 em leitos de UTI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.