Urgência e emergência

Ministério da Saúde habilita Samu 192 em três cidades maranhenses

Lima Campos, Pastos Bons, e Santa Rita receberão ambulâncias para casos de urgência e emergência

Daniel Matos / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Ambulâncias entregues ao Maranhão pelo Ministério da Saúde
Ambulâncias entregues ao Maranhão pelo Ministério da Saúde (urgência e emergência)

São Luís - O Ministério da Saúde está reforçando o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) em três municípios do Maranhão: Lima Campos, Pastos Bons e Santa Rita. Também contarão com os serviços, a partir de agora, as cidades de Cansanção e Ibacaraí, na Bahia; e Joca Marques, no Piauí. Todos os municípios citados passam a receber custeio anual federal. A portaria está disponível no Diário Oficial da União.

Ao todo, o Governo Federal está liberando R$ 1,4 milhão para a habilitação de cinco ambulâncias de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado, que são responsáveis por atendimentos pré-hospitalares em situações de urgência e emergência. A ação faz parte dos esforços da pasta em garantir um serviço de qualidade, totalmente gratuito e que funciona 24h por dia, sete dias por semana.

O objetivo do Samu 192 é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, , de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

As equipes do SAMU 192 estão aptas e altamente capacitadas a realizar atendimentos em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas e contam com profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Atualmente, existem 2.952 ambulâncias de suporte básico e 652 ambulâncias de suporte avançado em todo o Brasil, além de 255 motolâncias, 13 embarcações e 18 aeromédicos. O SAMU 192 está presente em 3.837 municípios brasileiros e cobre 178,8 milhões de pessoas ou 85,78% da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.