Após cancelar reunião

Fux diz ao Congresso que diálogo com Legislativo não será afetado

Reunião foi cancelada após novos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e a ministros do STF. Fux manteve contato com Rodrigo Pacheco sobre o assunto

Globo.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(A cerimônia contará com a presença do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux)

BRSÍLIA - Após anunciar o cancelamento da reunião entre os chefes de poderes, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, procurou a cúpula do Congresso Nacional para informar que o diálogo com o Poder Legislativo não será afetado.

A decisão de se fazer a reunião dos poderes foi anunciada em 12 de julho, após um encontro entre Fux e o presidente Jair Bolsonaro. Nesta quinta (5), contudo, diante dos novos ataques do presidente da República ao sistema eleitoral e a ministros do STF, o presidente do tribunal decidiu cancelar a reunião.

Diante da decisão, Fux manteve contato com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e também teria falado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A ideia do ministro é mostrar que a situação envolvendo o Supremo e Bolsonaro é pontual e não terá desdobramentos nas relações com outras autoridades. De acordo com interlocutores, a relação do Supremo com ministros do governo Bolsonaro também não será afetada.

Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido unânime dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e incluiu Bolsonaro entre os investigados no inquérito das fake news em razão dos ataques às urnas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.