Sequelas da Covid

Centro de Reabilitação Pós-Covid já atendeu mais de mil pessoas

Conforme os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, dos 1.237 pacientes atendidos, 90% foram avaliados como plenamente recuperadas das sequelas da doença

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Paciente faz exercícios de reabilitação pós-covid em centro especializado do Município
Paciente faz exercícios de reabilitação pós-covid em centro especializado do Município (reabilitação covid)

São Luís – Inaugurado em abril deste ano, o Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 de São Luís já atendeu mais de mil pacientes que apresentavam sequelas da doença. Ao todo, 1.237 pessoas foram atendidas no Centro que fica em anexo na Unidade Mista do Bequimão. Após um ano de pesquisas e observação dos casos da Covid-19, a comunidade científica constatou que o vírus pode deixar diversas sequelas naqueles que tiveram a doença, que vão além de problemas cardíacos ou pulmonares. Com consequências variadas, as sequelas podem ser desde fadiga persistente, déficit de memória e arritmia até a perda de paladar.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), as principais sequelas que têm sido observadas no Centro são dispneia, alteração de voz, dores articulares, insônia e anorexia. Elas, assim como outras consequências da Covid-19, podem acontecer em qualquer pessoa que venceu a doença, contudo, conforme é constatado pela Secretaria, a maioria dos pacientes que passam pela reabilitação são idosos.

O Centro de Reabilitação ainda explicou que no caso dos idosos, assim como pessoas com comorbidades pré-existentes, a demora na reabilitação costuma ser maior, como também naqueles que tiveram mais sequelas. Contudo, das 1.237 pessoas que passaram pelo local, a Semus informou que aproximadamente 90% dos pacientes no pós-covid foram avaliadas como plenamente recuperadas dos sintomas da doença. “O índice de satisfação dos pacientes quanto ao serviço prestado é considerado alto”, diz a Secretaria em nota.

Segundo a Prefeitura de São Luís, “a abertura de novos centros semelhantes pela cidade está em análise pelo corpo técnico específico de análise do combate à Covid-19 na capital”.

Quando procurar o centro
Cerca de 70% dos pacientes de Covid-19 costumam apresentar algum tipo de sequela da doença, mesmo que de forma leve, como a ausência de olfato, contudo, existe uma ideia equivocada de que só devem procurar auxílio médico aqueles pacientes que apresentam alguma sequela grave do coronavírus.

O Centro ressalta que o ideal é que o paciente procure a reabilitação o mais rápido possível após o tratamento específico para a Covid. Além de problemas cardíacos e pulmonares, algumas das consequências mais comuns do novo coronavírus, são as doenças cardiovasculares, neurológicas, tromboses e nefrológicas (que causam acometimento renal).

O tratamento
Dentre as técnicas usadas, com base nas especialidades ofertadas, estão fisioterapia, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, terapias integrativas como acupuntura ventosaterapia, reiki florais e meditação), além de nutricionista, serviço social, clínico geral, pediatra, cardiologia, neurologia, nefrologia, pneumologia, dentre outras. A unidade também vai oferecer apoio às famílias enlutadas e que necessitem de assistência.

O paciente passará por triagem com clínico geral, assistente social e psicólogo para que sejam identificadas as sequelas e que tipo de tratamentos e terapias serão necessários. Para garantir o atendimento com todo o conforto e segurança, foram disponibilizados sete consultórios e uma sala de reabilitação onde serão realizadas as consultas médicas, atendimentos psicológicos, fisioterapêuticos, fonoaudiológicos, acupuntura, entre outros.

Como marcar
O local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e atende pacientes de todas as faixas etárias. Para ter acesso aos serviços, o paciente deve ir até a unidade e se dirigir a um dos quatro guichês para que possa agendar seu atendimento, ou então, na unidade da Central de Marcação de Consultas (Cemarc) para agilizar a marcação de exames e procedimentos.

NÚMEROS

1.237 pacientes já foram atendidos

90% dos pacientes já foram avaliados como plenamente recuperadas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.