COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
EX-CHEFE da Casa Civil no governo Roseana Sarney, Anna Graziella Santana Neiva Costa foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro como a nova juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Advogada com especialidade em direito público, ela faz parte da Comissão Especial Eleitoral do Conselho Federal da OAB. Anna Graziela também foi presidente da Fundação da Memória Republicana (Convento das Mercês). O ato foi assinado dia 26, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado na edição de ontem, do Diário Oficial da União. Anna Graziella assume a vaga aberta pela saída do advogado Bruno Duailibe Pinheiro, que deixou a Corte Eleitoral para assumir o cargo de procurador-geral do Município de São Luís. Disputavam a vaga com ela, na categoria jurista, os não menos atuantes advogados Megbel Abdalla e Thiago Brhanner Garcês Costa
EX-CHEFE da Casa Civil no governo Roseana Sarney, Anna Graziella Santana Neiva Costa foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro como a nova juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Advogada com especialidade em direito público, ela faz parte da Comissão Especial Eleitoral do Conselho Federal da OAB. Anna Graziela também foi presidente da Fundação da Memória Republicana (Convento das Mercês). O ato foi assinado dia 26, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado na edição de ontem, do Diário Oficial da União. Anna Graziella assume a vaga aberta pela saída do advogado Bruno Duailibe Pinheiro, que deixou a Corte Eleitoral para assumir o cargo de procurador-geral do Município de São Luís. Disputavam a vaga com ela, na categoria jurista, os não menos atuantes advogados Megbel Abdalla e Thiago Brhanner Garcês Costa

Pandemia passando
Dá para depreender clara e visualmente que a vida está voltando ao normal. Basta um passeio pela cidade para se observar que as pessoas estão com menos medo e mais seguras sobre o fim da pandemia do novo coronavírus.

Os números também nos dão mais alegria. Com a vacinação de mais de 96 milhões de brasileiros, com pelo menos a primeira dose do imunizante, o número de casos e de óbitos caiu cerca de 40% em um mês.

O número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho.

Direto de Goiânia
O pianista maranhense Willame Belfort apresentou-se, ontem, no palco do Teatro Goiânia, com os clarinetistas Vanderlei Alves e Pedro Allipandrini, da Orquestra Sinfônica de Goiânia, em evento transmitido ao vivo pelo canal da OSGO no YouTube.

No repertório, na formação clarineta e piano, estavam obras de compositores consagrados, como os franceses C. Debussy e Camille Saint-Saëns, o alemão F. Mendelssohn, o argentino Astor Piazzolla e o brasileiro José Guerra Vicente.

Já ao piano solo, Willame executou “Pequena Valsa de Esquina”, do compositor brasileiro Francisco Mignone, e “Polonaise Póstuma”, do compositor polonês F. Chopin.

Em Turilândia
Após solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, ao Governo do Estado, foi assinada, na manhã de ontem, ordem de serviço para o reinício das obras de construção do primeiro hospital municipal de Turilândia.

A solenidade contou com a presença do parlamentar e da comitiva do prefeito Paulo Curió.

A obra do Hospital Municipal Pedro Lucas Dias Fonseca, que será executada pelo Governo do Estado, é considerada uma das grandes conquistas na área da saúde, fruto do anseio da população e pleito do prefeito Curió.

Das antigas
Os atores da comédia “Pão com Ovo” retornam ao Buffet Villa Reale da Avenida dos Holandeses na noite de amanhã, para reapresentar o espetáculo “Pão com Ovo das Antigas”, com cenas da primeira versão da comédia de costumes, há nove anos em cartaz na agenda cultural, com uma pausa apenas para a pandemia.

O espetáculo voltará à casa no dia 4 de agosto, data do aniversário de César Boas (Clarisse Milhomem) e Adeilson Santos (Dijé).

Na montagem, haverá a participação do ex-Mister Maranhão Mauro Ramos, e da cantora Lana Pfiffer, que apresentará um número de transformismo.
A abertura contará com show do cantor TH.

2ª fase de editais
O governo estadual anunciou o lançamento de 11 novos editais de fomento à cultura pela Lei Aldir Blanc. Nesta segunda fase da aplicação dos recursos no Maranhão, serão investidos cerca de R$27 milhões. Os editais ficaram definidos como Conexão Música, Conexão Culturas Populares e Tradicionais, Conexão Teatro e Circo, Conexão Dança, Conexão Artes Plásticas, Conexão Literatura, Conexão Fotografia, Conexão Projetos, Conexão Games, Conexão Audiovisual e Conexão Artesanato.

TRIVIAL VARIADO
Discretamente, o ex-presidente José Sarney e Dona Marly estão passando alguns dias em São Luís, matando saudades dos parentes e amigos e de seu belo apartamento na Ponta d´Areia. Há vários meses eles não vinham visitar esta Capital, com receio da pandemia do novo coronavírus.

O produtor cultural Mário Moraes Júnior volta à ativa neste fim de semana, realizando o evento “Batuque na Cozinha”, no sábado, às 19h, na Cozinha Massari, de frente para o mar, no Olho d’Água.

A noite descontraída reunirá os grupos Young Samba, Os Parças, Feijoada Completa e Vamu di Samba, além do DJ Tiago Rodrigues e das participações de Léo Wadie e Raissinha Portela.

Um dos nomes de maior prestígio da odontologia nesta Capital, Califórnia Almeida, foi vista ontem fazendo compras na loja Potiguar com a filha Mônica. Califórnia está apreensivas com o estado de saúde do marido, vítima da Covid-19.

O cantor sertanejo Michael Wesley retornou aos palcos. O primeiro show aconteceu em Governador Valadares, em Minas Gerais, onde o maranhense soltou a voz afinada, mostrando aos mineiros suas composições autorais.

A deputada Ana do Gás esteve no município de Coroatá, para prestigiar a inauguração da unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), ao lado do governador Flávio Dino. O prédio foi equipado com laboratórios, salas de aula, refeitório e biblioteca.

Ampla programação foi realizada recentemente na sede do Hospital São Luís / HSLZ para marcar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, sob o comando da presidente da CIPA naquela unidade de saúde, Danielly Freitas, e do seu diretor geral, Plínio Valério Tuzzolo.

Cerca de 170 mil segurados da Previdência Social que recebem benefícios por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) devem ficar atentos para agendar nova perícia médica. Os prazos para fazer o agendamento começam a expirar em agosto. Quem não tomar a providência corre o risco de ter o pagamento suspenso.

Emmanoel Márcio Barbosa e Alipio Moraes já iniciaram os preparativos para reeditar o Wine Celebracion, evento que teve sua última edição em 2019, antes da pandemia, e que poderá ser um dos primeiros eventos de sucesso de 2021.

Ceres e Roosevelt Murad colocaram o medo de lado e foram dar um giro pela Europa, o que não faziam há mais de dois anos. Iniciaram o roteiro pela França, onde aproveitam o caliente verão europeu.

DE RELANCE

O conto da Fadinha
A pequena Rayssa Leal, nascida em Imperatriz, no Maranhão, é um fenômeno do esporte. Desde 2018, com apenas 11 anos, já integrava a seleção brasileira e é vista como uma das melhores do mundo na categoria street. A primeira vez em que ela subiu em um skate foi aos seis anos, quando seus pais lhe deram o equipamento de presente. Um ano depois, já estava competindo. O mais impressionante é que ela aprendeu tudo sozinha. A garota assistia a vídeos dos seus ídolos no celular e depois ficava repetindo insistentemente as manobras.

O conto da Fadinha...2
Aos nove anos, a pequena Rayssa Leal já não competia mais entre as crianças – disputava campeonatos na categoria geral. Passou, então, a levar uma vida de "adulta", treinando três horas todos os dias. Antes, aos sete anos, ganhou o apelido pelo qual é conhecida, Fadinha. Fantasiada de fada, ela postou um vídeo no qual fazia manobras. O vídeo viralizou e foi compartilhado até pelo americano Tony Hawk, um dos maiores astros da história do skate.

Servidores da Justiça
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, participou da solenidade virtual de inauguração da obra de reforma e revitalização da sede administrativa do Sindicato dos Servidores da Justiça, na Rua das Cajazeiras. Também participaram do evento virtual o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Cantanhede, o presidente do Sindjus, George Ferreira, o secretário de Patrimônio, Francisco Araújo Batista, além de outros membros do sindicato e representantes de outras entidades.

Mais vacinas
O Maranhão recebe, nesta semana, mais 435.445 doses de vacinas contra a Covid-19 para reforçar a vacinação contra a doença em todo o estado. Com os novos lotes dos imunizantes, chegará ao quantitativo de 5.116.845 doses de vacinas já recebidas. As vacinas são encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão.

Sobre empreendedorismo
Será no dia 11 de agosto o evento que discutirá o mundo do empreendedorismo, a ser realizado pela Faculdade de Negócios Faene, instituição com sede no Angelim. A proposta, que contará com a participação de vários convidados, terá como foco as perspectivas de crescimento para o Maranhão. A programação está sendo montada pelo professor, consultor e empreendedor Ricardo André Carreira.

Viagens em alta
A busca por hospedagem está em alta entre os brasileiros. De acordo com um novo levantamento que compara o mês de maio em relação ao mês de março de 2021, a pesquisa por pousadas na plataforma cresceu nove vezes mais, enquanto as buscas por hotéis aumentaram oito. Todas as categorias de hospedagem registraram alta de março a maio de 2021: hotéis foram os preferidos no share total de buscas, com 48%, seguidos por aluguel de temporada, com 20%, pousadas, com 17%, resorts, com 9%, hostel, com 6% e aparthotéis, com 1%.

Atletas do “Alvorada”
Eles superaram as dificuldades, driblaram a distância e, pela terceira vez, fizeram bonito ao ocupar posição de destaque em mais uma competição. Refiro-me aos atletas do projeto social “Alvorada”. Eles participaram do Campeonato Maranhense de Futsal 2020, promovido pela Federação de Futsal do Maranhão. Até chegar em São Luís, eles percorreram mais de 700 quilômetros, antecedidos por dias intensos de treino e preparação para as partidas na capital maranhense.

Falta de imunizantes
Ao menos nove capitais suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. O motivo principal é a falta de imunizantes no Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Belém, Florianópolis e Campo Grande. Diante das paralisações, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que não há estoque parado de vacina contra a Covid-19 e criticou estados e municípios pela elaboração de regras próprias de vacinação, afirmando que o desrespeito ao Programa Nacional de Imunizações pode criar uma grande confusão.

Para escrever na pedra:
“Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade”. De Santo Agostinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.