Estado Maior

Precisa melhorar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Tem sido baixo nos últimos dias o desempenho do Maranhão no que diz respeito à aplicação de doses da vacina contra a Covid-19. Relatório do Ministério da Saúde, atualizado ontem, mostra que menos de 20 mil doses foram aplicadas em todos os 217 municípios do estado naquelas últimas 24 horas. O Estado publicou uma
reportagem exclusiva sobre o tema no site (oestadoma.com).

De acordo com relatório do Governo Federal, apenas 19.628 doses foram aplicadas em todo território estadual de terça para quarta-feira. O número é considerado baixíssimo. São Luís, por exemplo, já chegou a registrar desempenho superior.

No dia 16 de junho, por exemplo, a capital bateu recorde ao aplicar 22.694 doses de vacinas para o público de 23 e 22 anos de
idade.

Sobre o baixo desempenho há de se observar, contudo, pelo menos dois aspectos: o primeiro trata-se da baixa procura pela segunda dose no estado. Autoridades de saúde já fizeram apelos públicos e demonstraram preocupação em relação a isso.

O segundo aspecto, mais técnico, trata-se do atraso provocado pelos próprios municípios no processo de alimentação do sistema de informações integrado do Ministério da Saúde. É preciso registrar cada dose aplicada por dia nesse sistema. Sem isso, os dados ficam defasados.

Independentemente dos problemas possivelmente detectados, uma verdade não muda: o Maranhão apresenta hoje um baixo desempenho global na aplicação de doses da vacina contra a Covid-19.

É preciso avançar.

Em tempo
Até o fechamento da coluna, o Ministério da Saúde registrava a distribuição de 4.681.400 doses de vacinas contra a Covid para o Maranhão.

Deste montante, apenas 3.559.468 doses já foram efetivamente aplicadas na população.

O saldo de vacinas - teoricamente estocadas -, portanto, é de 1.121.932. De acordo com o relatório, há vacinas disponíveis no estado.

Mais vacina
A capital maranhense deve receber hoje (22), de forma oficial, a notificação acerca do recebimento de novas doses de imunizantes para a aplicação contra a Covid-19.

O lote esperado pela gestão pública municipal é de vacinas da Pfizer.

Assim que o imunizante for recebido, o objetivo é retomar a vacinação para adolescentes, que foi interrompida na primeira chamada de jovens de 16 anos de idade.

Sputnik V
Representantes do Consórcio Nordeste devem comunicar as datas para o recebimento de 1 milhão e 145 mil doses da vacina Sputnik V, que deve ser aproveitada na campanha vacinal, inclusive no Maranhão.

O cronograma é estabelecido de forma conjunta entre os membros do Consórcio e o governo russo.

No Maranhão, o uso da vacina é visto com cautela e a tendência é que o governo aguarde pelo recebimento de doses da Sputnik V pelos demais estados, para uso local de forma posterior.

Audiência
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de São Luís foi debatida ontem em audiência pública na Câmara Municipal, durante sessão extraordinária.

Um relatório será elaborado e depois analisado na Comissão de Orçamento da Casa.

A previsão para votar o documento é no próximo dia 27, quando uma nova sessão extraordinária será convocada.

Recuo estratégico
Causou polêmica o recuo do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em relação a sua posição anterior de que o senador Weverton Rocha será candidato com ou sem apoio de Flávio Dino.

Lupi realmente recuou, e há motivos para isto. Se o PDT trabalhar dentro dos parâmetros estabelecidos por Flávio Dino para escolha do candidato do grupo, Weverton leva vantagem.

Principalmente no que diz respeito à articulação política e às pesquisas de intenção de votos. Seria estrategicamente “errado” Lupi e Weverton manterem o discurso do "custe o que custar".

DE OLHO

4.681.400 É O NÚMERO de doses de vacinas contra Covid-19 distribuídas pelo Governo Federal ao Maranhão.

Apoio
O presidente estadual do PT, Augusto Lobato, reafirmou, nesta semana, em entrevista a uma rádio local, a posição de apoio à pré-candidatura do vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), em 2022.

- Na política você tem que ter lealdade e ter lado. Por isso, acho que o Brandão merece ser o candidato. Eu pessoalmente, vou trabalhar internamente pela candidatura do Brandão -, disse.

E MAIS

• A Câmara Municipal de São Luís vacinou ontem os funcionários da Casa contra a gripe H1N1. Esta é a segunda vacinação ocorrida no Legislativo Municipal em 2021.

• Antes disso, os funcionários da área de comunicação puderam ser vacinados contra a Covid-19, de acordo com o calendário da época da imunização para estes profissionais.

• O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, saiu em defesa da loja Havan e abriu divergência com o aliado, secretário de Cidades, Márcio Jerry,
que protestou contra a instalação de réplica da estátua da Liberdade no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.