Mostra

Sexualidade em mostra nacional

Centro Cultural Vale Maranhão exibe, de hoje até sábado, em seu canal no YouTube, a Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Cena do filme "Homens Pink"
Cena do filme "Homens Pink" (Homens Pink )

São Luís - De hoje até sábado, o Centro Cultural Vale Maranhão, em parceria com a Kasarão Filmes, apresenta, em seu canal no YouTube, sempre às 19h, a terceira edição da Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade – Quelly, com exibição de filmes com temática LGBTQIPA+ reconhecidos pelo público nacional e internacional. As obras são inéditas no Maranhão, em formato online, adotado na última edição por conta da pandemia.

A mostra foi criada pelo cineasta George Pedrosa, em parceria com os produtores Josh Baconi e Gabriel Marques, com o objetivo de apresentar ao público maranhense filmes com temática LGBTQIPA+ pouco contemplados em cinemas e festivais locais, abrindo espaço para o diálogo e o fomento a este gênero de produção nacional.

Na edição de 2021, assuntos como amor jovem, descobrimento da sexualidade e envelhecimento LGBTQIPA+ serão abordados nos filmes selecionados. “Desde a primeira edição da Quelly queria falar sobre a vivência de pessoas LGBTQI+ na terceira idade e fico muito feliz de abrir essa edição com dois documentários com esse tema, principalmente porque a programação serve como uma janela para o cinema de gênero produzido atualmente e foca na exibição e discussão de obras que até alguns anos atrás eram pouco representadas em salas de cinema e festivais nacionais”, conta George.

Inicialmente aprovada em 2019 no edital Pátio Aberto do CCVM, a Mostra Quelly, atualmente, faz parte da programação anual da instituição. “Incentivar e fomentar produções que dialoguem com a agenda nacional e internacional é um dos nossos principais objetivos. O audiovisual, enquanto dispositivo, permite o destaque necessário e urgente a esses temas. A Mostra Quelly reforça o nosso compromisso em abrir espaço para o debate, além de proporcionar ao nosso público o acesso a produções pouco difundidas no âmbito nacional”, afirma o diretor e coordenador artístico do Centro Cultural Vale Maranhão, Gabriel Gutierrez.

Seguindo o mesmo formato do ano anterior, a mostra contará com exibições dos filmes, seguidos das rodas de conversa com os realizadores dos curtas exibidos e com mediação de produtores culturais e artistas maranhenses e de outros estados. Os filmes da mostra estarão disponíveis por 48 horas após a primeira exibição no canal do YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão.

No primeiro dia, serão exibidos “Homens Pink” e “As canções de amor de uma bicha velha”. O primeiro trata de nove homens gays que compartilham suas memórias: os primeiros desejos, o fervo da juventude num país sob a ditadura militar, a devastação da AIDS, a festa como território de resistência. O envelhecer do homem gay é celebrado nas vozes de orgulhosos sobreviventes. O curta foi exibido na 28ª edição do Festival Mix in Brazil, ganhou Prêmio do Júri no Festival de Diversidade Sexual e teve sua estréia na FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul).

O segundo aborda o envelhecer do homem negro gay retratado por Márcio Januário a partir do seu espetáculo homônimo. O filme foi exibido no primeiro semestre de 2021 na primeira edição do Pajubá: Festival de Cinema LGBTI+ do Rio. Após as exibições, haverá conversa aberta com artistas e realizadores mediada pelo jornalista Jock Dean.

Serviço

O quê

Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade – Quelly

Quando

De hoje até sexta-feira, dia 24, às 19h

Onde

www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao

21/07

- Homens Pink - Renato Turnes (SC/SP) - 2020

- As canções de amor de uma bicha velha - André Sandino Costa (RJ) - 2020

22/07

- Time de Dois - André Santos (RN) - 2021

- Aonde vão os pés - Débora Zanatta (PR) - 2020

- O Último cinema de rua - Marçal Vianna (RJ) - 2021

23/07

- De vez em quando eu ardo - Carlos Segundo (MG) - 2020

- .A Mordida - Pedro Neves Marques (Portugal/Brasil) - 2019

- Entre - Ana Carolina Marinho e Luz Bárbara (SP) - 2019

rsidade Sexual o prêmio de Melhor Curta na Mostra Mulheres LGBTI+ e prêmio AIC.

24/07

- Santaterror - Bruna Provazi (SP) - 2019

- Mulheres de Fé - Bruna Santos e Dalila Ramos (SP) - 2019

na luta feminista a partir da sua fé. O filme foi selecionado no 28° Festival Mix in Brazil.

- Tia Iracy Futebol Clube - Layla Sah (CE) - 2020

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.