Quase liberado

Pandemia: flexibilização do horário de fechamento do comércio anima setor

Associação Comercial do Maranhão e Câmara de Dirigentes Lojistas, entidades que representam o setor empresarial, destacaram que a flexibilização contribuirá para aumentar o volume de vendas

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Flexibilização deve aumentar o volume de negócios em vários setores
Flexibilização deve aumentar o volume de negócios em vários setores (Rua Grande)

São Luís - A flexibilização das normas sanitárias anunciadas pelo Governo do Estado, resultantes de portarias baixadas para conter o avanço da transmissão do novo coronavírus, deixou animados os representantes de entidades que representam o setor empresarial. Conforme as medidas detalhadas pelo governador Flávio Dino, o comércio pode abrir das 9h às 21h, bares até a meia-noite, supermercados das 6h até meia- noite e shoppings das 10h às 22h.

Ontem, o vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão para Assuntos de Economia e Finanças, Fernando Duailibe, disse que a flexibilização será importante para aumentar o volume de negócios em vários setores neste mês de julho, principalmente aqueles atrelados ao turismo.

“Infelizmente, essas medidas foram anunciadas apenas já quase na metade do mês de julho, que é um mês de férias, não favorecimento o aquecimento desejado, como percebemos historicamente. No entanto, ajudou bastante e já está começando a movimentar o comercio como um todo”, frisou.

Segundo Fernando Duailibe, a aceleração do processo de vacinação em São Luís contribui para que as pessoas fiquem mais tranquilas e queiram sair de casa para irem às compras. “E esperamos que outras medidas de flexibilização como essas sejam anunciadas mais para frente, com a redução do volume de internações nos hospitais, para que possamos ter um segundo semestre melhor para o comércio na capital maranhense”, disse.

Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), José Terceiro, ainda não deu para fazer uma avaliação mais acurada sobre a flexibilização, uma vez que ela é bem recente. Ele afirmou, no entanto, que, independentemente, tem havido uma melhora gradual por segmento, embora desigual. “Isto se deve, claro, à fluência do processo de vacinação, que transmite confiança para o consumidor. Outro fator é o auxílio emergencial que será pago até outubro, o que refletirá no aumento das vendas no comércio”, disse.

José Terceiro acrescentou que ainda é preciso que se avance ainda mais e que haja uma tranquilidade do ponto de vista político. “É preciso, também, que o governo pense em estratégias que possam passar tranquilidade aos consumidores, favorecendo mais investimentos, para que se possa ter um nível de desemprego mais aceitável, pois atualmente está muito alto”, lamentou.

SAIBA MAIS

Novos casos

As medidas de flexibilização vão sendo anunciadas conforme a redução dos casos da doença no estado. Os registros mostram que mais de 1.018 novos casos foram registrados nos últimos dias, de acordo com dados do boletim da Secretaria de Estado da Saúde. Foram confirmados 167 casos na Grande Ilha, 38 em Imperatriz e 813 nos demais municípios maranhenses. Desde o início da pandemia, 327.112 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus.

Novas medidas anunciadas e vigentes de 13 a 19 de julho

Todo o estado

  • - Eventos com até 150 pessoas
  • - Realização de eventos até 0h
  • - Administração pública estadual: 80% da capacidade
  • - Igrejas: 70% de capacidade
Ilha de São Luís

  • - Grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias (exceto gestantes). nos setores público e privado
  • - Comércio e indústria de 9h a 21h
  • - Bar e restaurante: até 0h
  • - Shopping: 10h às 22h
  • - Academia e supermercados de 6h à 0h
  • - Supermercados, academias, salões, bares e restaurantes 70% de capacidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.