Legislação eleitoral

Aprovada mudança na regra de divisão das ''sobras'' de vagas

''Sobras eleitorais'' são as vagas de deputado e vereador não preenchidas após a aplicação do quociente eleitoral, divisão de votos válidos pelo número de cadeiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Senado aprovou projeto que atualiza o Código Eleitoral com regras relativas a coligações e sobras eleitorais
Senado aprovou projeto que atualiza o Código Eleitoral com regras relativas a coligações e sobras eleitorais (senado federal)

O Senado aprovou por 57 votos a 14 nesta quarta-feira (14) o projeto que altera as regras para a divisão das chamadas "sobras eleitorais". O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta é de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e foi aprovada conforme versão apresentada pelo relator, Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Nas eleições proporcionais, para definição de vereadores e deputados, as sobras eleitorais são as vagas não preenchidas após a aplicação do quociente eleitoral, que é a divisão do total de votos válidos pelo número de cadeiras.

Atualmente, o Código Eleitoral prevê que todos os partidos podem disputar as sobras eleitorais, quando houver. O projeto altera o Código para estabelecer que só poderão concorrer aos lugares remanescentes aqueles partidos que obtiverem pelo menos 70% do quociente eleitoral.

Proliferação

Defensores da proposta sustentam que a medida pode reduzir a proliferação de legendas e o surgimento das chamadas "legendas de aluguel".

A regra proposta por Vanderlan Cardoso é mais suave que a inicialmente prevista na proposta. Carlos Fávaro havia sugerido que somente as siglas que atingissem o quociente eleitoral poderiam pleitear as sobras eleitorais.

"Vamos supor que, numa câmara de nove vereadores, preencheu-se seis e ficaram três vagas a serem preenchidas pelo critério de sobras. Mas o coeficiente eleitoral é de mil votos, e o partido não atendeu aos mil votos. Com o que nós colocamos aqui, em 70%, ele atingindo os 700 votos vai participar das sobras", explicou Vanderlan Cardoso (PP-GO).

Permanece a regra de que, para ser eleito, o candidato terá de receber, ao menos, 10% dos votos do quociente eleitoral.

"Além de o candidato ter 10%, no mínimo, o partido tem que ter 70% do quociente", disse Cid Gomes (PDT-CE), que declarou voto a favor da proposta.

Senadores aprovaram ainda, em primeiro turno a PEC 18/2021, que altera regras sobre destinação de recursos para campanhas eleitorais, com mais oportunidades a candidaturas de mulheres. Proposta passa à votação em segundo turno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.