COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
DOM XAVIER Gilles de Maupeou D’Ableiges, sentado, ao receber, ontem, do Tribunal de Justiça do Maranhão, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo. Na foto com o homenageado, o arcebispo nomeado de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, que tomará posse no dia 18 de julho, o diácono Renato Fontoura, o arcebispo emérito de São Luís, Dom José Belisário, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo e os seus colegas de toga, Raimundo Barros e Cleones Carvalho Cunha (então presidente da Corte quando da outorga da medalha)
DOM XAVIER Gilles de Maupeou D’Ableiges, sentado, ao receber, ontem, do Tribunal de Justiça do Maranhão, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo. Na foto com o homenageado, o arcebispo nomeado de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, que tomará posse no dia 18 de julho, o diácono Renato Fontoura, o arcebispo emérito de São Luís, Dom José Belisário, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo e os seus colegas de toga, Raimundo Barros e Cleones Carvalho Cunha (então presidente da Corte quando da outorga da medalha)

Medalha do Mérito Judiciário para Dom Xavier Gilles
“A luta pela Justiça tem sua fonte no evangelismo de Jesus”. Com essa declaração, o bispo emérito de Viana, Dom Xavier Gilles de Maupeou D’Ableiges, definiu a essência de sua missão, agradecendo ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), pelo recebimento da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo, em cerimônia realizada ontem, na Casa Episcopal, em São Luís. Coube ao desembargador Raimundo Barros fazer a entrega da medalha – ele é autor da indicação da outorga da comenda, com aprovação unânime dos desembargadores e desembargadoras, na sessão plenária do dia 11 de outubro de 2017.
A concessão da medalha foi abalizada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, acompanhado pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha (então presidente da Corte quando da outorga da medalha); pelo arcebispo emérito de São Luís, Dom José Belisário; pelo arcebispo nomeado de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, que tomará posse no dia 18 de julho; pelo diácono Renato Fontoura (servidor do TJMA) e pelo diretor-geral do TJMA, Mário Lobão.
Para o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, o exemplo de luta pela justiça do bispo Dom Xavier “é um estímulo de resistência para a sociedade no momento em que vivemos hoje, uma vez que, é preciso coragem para lutarmos pelo ideal democrático, assim como o bispo Xavier, que naquela época se levantou”.
Para o desembargador Raimundo Barros, o reconhecimento e gratidão vem desde a época escolar, quando aluno no Ginásio Bandeirante, instituição onde atuou o bispo Dom Xavier.
Para o desembargador Cleones Carvalho Cunha, a comenda representa “um reconhecimento do Poder Judiciário para quem luta pela justiça e faz dela um ideal”. O magistrado acrescentou ainda, dirigindo-se ao Bispo Dom Xavier: “a medalha é um reconhecimento pela luta que o senhor teve quando preso, na busca pela justiça e por uma justiça maior, a justiça do reino de Deus”, destacou.
Em 1971, o religioso foi preso pelo regime militar acusado de comunismo.
Nascido na França em 1935, Dom Xavier tem sua atuação destacada na luta pelos Direitos Humanos. Quando diácono, sentiu-se chamado a ser missionário. Foi ordenado sacerdote em 1962. Veio para o Brasil no mesmo ano de sua ordenação.

Fogo e bombeiros
É importante dar ouvidos para os analistas políticos que dizem que a radicalização da cena política brasileira não começou com Jair Bolsonaro. Ele é resultado, também, do fracasso moral e ético da esquerda messiânica e personalista.
É tão óbvio que vai desgostar os extremos e suas visões turvadas pelo ódio e pelo ressentimento: o PT não inventou a corrupção, mas elevou-a a um patamar inimaginável. Bolsonaro não inventou a polarização, mas catapultou-a a um nível de perigo extremo.
O Brasil de hoje não é um episódio. É uma dinâmica. Para que ela evolua na direção de algum lugar mais luminoso, é preciso analisá-la com a mesma calma e curiosidade de um cientista olhando pelo microscópio.
Sem isso, os incendiários continuarão achando que são bombeiros. E os bombeiros, pensando que o fogo é incontrolável.

Visita de ministro
O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg, acompanhou a visita do Ministro da Cidadania, João Roma, na capital maranhense.
O ministro veio oficializar a entrega das ações do evento “Isso é Cidadania”, que destinou 40 mil cestas básicas, veículos e um convênio de R$ 6,7 milhões para fortalecer o Programa Federal de Aquisição de Alimentos no Maranhão.
O evento aconteceu
segunda-feira na quadra do Parque do Bom Menino.

Novo programa
Ainda sobre o ministro da Cidadania: João Roma disse, durante entrevista no programa “A Voz do Brasil”, que um novo programa social deve ser lançado em novembro, após o fim do pagamento da última parcela da prorrogação do auxílio emergencial.
Segundo o ministro, o novo programa vai além do atual Bolsa Família, porque integra outras ações sociais do governo federal e vai incluir programas como a aquisição de alimentos que, segundo Roma, virá para fortalecer o quesito de segurança alimentar e nutricional.

Diretrizes orçamentárias
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o Exercício Financeiro de 2022. Encaminhado ao Parlamento Estadual pelo governador Flávio Dino, o PL dispõe sobre as metas, prioridades e normas da Administração Pública que serão consideradas para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual.
De acordo com a mensagem governamental, a Lei tem como diretrizes o compromisso de manter e ampliar a realização de importantes investimentos no Estado, o responsável pelo cumprimento das obrigações de pagamentos da dívida, do custeio da máquina pública, bem como dos salários dos servidores ativos e dos proventos dos inativos.

Auxílio para nascidos em agosto
Desde ontem, beneficiários do auxílio emergencial 2021 nascidos em agosto estão podendo sacar ou transferir a terceira parcela creditada na poupança digital da Caixa Econômica Federal em 26 de junho. O auxílio emergencial fica disponível por 90 dias, contados a partir da liberação na conta informada pelo trabalhador. Primeiro, o valor é liberado para ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas básicas, como luz e água, compras pela internet e em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

TRIVIAL VARIADO

O domingo registrou alta movimentação no agradável restaurante “Casa Almendra”, no Calhau. Uma das maiores mesas era comandada por Karla Patrícia e Augusto Diniz (fez dieta e perdeu mais de 20 kg) e reunia Ruy Vilas Boas e Mariana, Augusto Barros e Cristiane Vilas Boas.

Outra mesa animada reunia Ana Lucia Albuquerque e Amaro Santana Leite, que colocavam as conversas em dia com Malina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes.

A Faculdade de Negócios Faene realizará, no dia 28 de julho, durante evento on-line e ao vivo, a Formação White Belt Six Sigmas, que dará direito a certificado reconhecido internacionalmente. Durante o curso, será sorteada uma bolsa integral do Green Belt EAD entre os participantes.

O Emmy Awards 2021 anunciou os indicados das principais categorias de sua 73ª edição, em cerimônia apresentada por Ron Cephas Jones, de This Is Us, e sua filha, a atriz Jasmine Cephas Jones, de Hamilton.
Tem mais: os vencedores serão revelados no dia 19 de setembro, em um evento com a presença de alguns dos indicados e de seus acompanhantes, no Microsoft Theater, em Los Angeles. O Emmy é promovido pela Academia de Artes e Ciências Televisivas dos Estados Unidos.

Cintia e Fernando Motta estão às voltas, nos últimos dias, dando assessoria à amiga Marisa Consalter Campos, viúva de Márcio Ribeiro (ex-dono do Meng), que voltou a residir em São Luís, com a família, após vários anos na Alemanha.

DE RELANCE

Falta educação
Chega a ser inconcebível que alguém reclame ou ofenda os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de vacinação contra a Covid-19. E isso ocorre até com demasiada frequência. O novo pretexto para a agressividade, agora, é a variedade de vacinas. Na suposição de que umas são melhores do que as outras, algumas pessoas passaram a exigir a marca de sua preferência, voltando-se contra os vacinadores quando eles explicam que precisam seguir a orientação do Plano Nacional de Imunização. É aquela mesma história de matar o mensageiro de más notícias. Estupidez, irracionalidade, egoísmo ou tudo isso junto. Cheguei a pensar em escrever: pena que não existe vacina para a ignorância.

Falta educação...2
Mas reconsidero: existe, sim! E essa vacina não tem marca estrangeira, não depende de ingredientes farmacêuticos raros e pode ser aplicada em múltiplas doses sem qualquer efeito colateral. Na verdade, é a melhor e a mais duradoura das vacinas. Chama-se educação. Os trabalhadores da saúde não precisam ser transformados em heróis nem indicados à canonização – ainda que, em muitos casos, venham dando inegáveis exemplos de bravura. Precisam unicamente ser respeitados. Basta que sejamos educados com eles.

Vice-governador do DF
Quem está em São Luís é o vice-governador do Distrito Federal, Marcus Vinícius Britto de Albuquerque Dias (Avante) – ou simplesmente Paco Britto, como é conhecido desde a infância. Ele veio com a esposa, a advogada e empresária Ana Paula Hoff, e os três filhos e hoje vão conhecer os Lençóis Maranhenses. Os visitantes estão sendo ciceroneados por Maria Vandira Peixoto, que desde sábado está na cidade e domingo foi vista no jantar do Cabana do Sol.

Filiação ao PT
Felipe Camarão, atual secretário de Estado da Educação, cancelou seu ato de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), que aconteceria ontem. O motivo foi o falecimento do militante petista Francisco Falcão, do município de Timon. Camarão disse, em nota, que a oficialização da sua entrada no partido ocorrerá em nova data, a ser comunicada posteriormente à imprensa.

Samba de Barzinho
A capital maranhense ganhou um projeto musical nas quintas-feiras. Trata-se do “Samba de Barzinho”, com a rapaziada do grupo Nobre Simplicidade e convidados. O projeto completa um mês nesta quinta-feira e acontece no Resenha Buteco, na Avenida São Luís Rei de França. No repertório do Nobre Simplicidade, muito samba e pagode.

Indicação da vacina
A Agência Nacional de Vigilância Nacional divulgou nota informando que, até o momento, somente a Pfizer solicitou a inclusão em bula da indicação da vacina contra a covid-19 para crianças com 12 anos ou mais. De acordo com a agência, o pedido já foi autorizado e a indicação para esta faixa etária inclusa na bula da vacina Comirnaty.

Água na fervura
A tensão entre os poderes da República e Forças Armadas é a bola da vez e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), tem se mobilizado para tentar acalmar os ânimos de agentes políticos. Para piorar a situação, o presidente Jair Bolsonaro disse que não vai realizar as eleições em 2022, caso não “haja um sistema eleitoral auditável”. Lira disse a aliados que o momento é crítico e que o ideal agora é colocar “água na fervura”.

Lista de espera
A Assembleia Legislativa aprovou PL que dispõe sobre a divulgação de lista com os nomes dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde e de instituições conveniadas prestadoras de serviço ao SUS. A matéria estabelece que a rede pública de saúde do Maranhão e as instituições conveniadas disponibilizarão à Secretaria de Estado da Saúde a listagem atualizada de pacientes em fila de espera.

Para escrever na pedra:
“O que “Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino”. De Marguerite Yourcenar, escritora belga de língua francesa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.