Vacina

Prefeitura de São Luís inicia hoje vacinação de adolescentes de 17 anos

Jovens devem ir a um dos nove postos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis; Ministério da Saúde ainda não deu aval para esse público

Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Pela manhã, serão vacinados os nascidos de janeiro a junho e, à tarde, quem nasceu de julho a dezembro
Pela manhã, serão vacinados os nascidos de janeiro a junho e, à tarde, quem nasceu de julho a dezembro (vacina braide)

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou para hoje o início da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes moradores da capital.

Estão incluídos neste novo grupo adolescentes de 12 a 17 anos, de acordo com o gestor. "É indispensável que você esteja acompanhado de seus pais ou responsável”, destacou, nas redes sociais.

O início da imunização dessa faixa da população, contudo, vai começar na capital maranhense, mesmo sem aval do Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, o assunto ainda está em discussão na sua Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.

"O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis”, diz , em comunicado emitido nesta segunda-feira, 12, após o Governo de São Paulo também anunciar um cronograma de vacinação de adolescentes.

Na mesma nota oficial, o comando da pasta "reforça aos estados e municípios que, neste momento, a recomendação e prioridade do Ministério da Saúde é vacinar todos os grupos prioritários definidos no 'Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19' e a população acima de 18 anos”.

Autorização

O prefeito Eduardo Braide solicitou desde o final do mês de junho autorização ao Ministério da Saúde para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos da capital maranhense contra a Covid-19.

Nesse caso, a vacinação será feita com doses do imunizante da Pfizer, único que detém autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em jovens até 12 anos de idade.

Até domingo, 11, a Prefeitura de São Luís já havia aplicado pelo menos uma dose de vacina em 634.791 pessoas adultas na capital - a população “vacinável" é de aproximadamente 730 mil, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) -, e havia completado o esquema de imunização em 145,3 mil.

Apesar dos esforços para imunizar 100% do público alvo - com campanhas para atingir os retardatários -, ainda falta aplicar a primeira dose em quase 100 mil pessoas.

A partir desta semana, inicia-se com maior volume o esquema de aplicação de segundas doses.

Mais

“O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis. A pasta reforça aos estados e municípios que, neste momento, a recomendação e prioridade do Ministério da Saúde é vacinar todos os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), com as duas doses, e gradativamente, a população acima de 18 anos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.