Cidades | Só os novinhos

Adolescentes de 16 anos recebem nesta quarta, 14, a vacina contra Covid-19

Imunização está ocorrendo nos nove postos da capital, das 8 às 18h; para receber a vacina, os adolescentes precisam estar cadastrados na plataforma #VacinaSãoLuís e devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável adulto
13/07/2021 às 18h32
Adolescentes de 16 anos recebem nesta quarta, 14, a vacina contra Covid-19. (Divulgação)

São Luís - Depois de se tornar a primeira capital brasileira a vacinar toda a população adulta (a partir de 18 anos) contra a Covid-19, São Luís avança mais uma vez e já iniciou a vacinação de adolescentes a partir de 17 anos nesta terça-feira (13), sendo a primeira cidade brasileira imunizar por faixa etária o público entre 12 e 17 anos em geral. O prefeito Eduardo Braide acompanhou o início da imunização dos adolescentes e anunciou a continuidade do calendário com a vez, nesta quarta-feira (14), dos jovens de 16 anos.

“Iniciamos hoje a vacinação dos adolescentes de 17 anos e amanhã é a vacinação para quem tem 16 anos, seguindo com a imunização por faixa etária até vacinarmos todos até 12 anos. Com isso, vamos estar ainda mais perto da vida que tínhamos antes da pandemia e teremos mais segurança para planejar a volta às aulas”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A imunização está ocorrendo nos nove postos da capital, das 8 às 18h. Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura segue com a campanha, vacinando com a primeira dose, jovens de 16 anos. Para receber a vacina, os adolescentes precisam estar cadastrados na plataforma #VacinaSãoLuís e devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável adulto.

Na fila de vacinação, ansiedade dos filhos e também das mães. A estudante Larissa Chagas ficou mais tranquila porque está mais protegida. “A vacina é uma garantia a mais de que estamos protegidos. É muito bom saber que o sistema de saúde funciona bem em São Luís. Estou muito feliz por saber que vou poder voltar para escola com mais segurança”, disse.

Após a filha receber a primeira dose da vacina, a mãe da adolescente, Zélia Maria Brito Chagas, 42, autônoma, disse que está com o coração mais tranquilo. “Mãe sempre está preocupada com a saúde dos filhos e nesse momento a vacina ajuda a nosso coração ficar mais tranquilo. Meu filho mais velho também já se vacinou. Só o menor que ainda não pode porque só tem quatro anos, mas com os dois, mas a preocupação será menor a partir de agora”, comentou.

Para Hayssa Karoline Damasceno tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 teve um gostinho especial. É que ela foi a representante do Maranhão no concurso Miss Continente 2020. Com a vacina ela poderá voltar aos concursos com mais segurança. “A gente representa nossa cidade nos concursos e eu vou poder falar com orgulho que São Luís é pioneira na vacinação contra a Covid-19”, afirmou.

Vacinação
A vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 se tornou viável pela rapidez com que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), conduziu a etapa de vacinação de adultos. Em pouco mais de cinco meses, o Município conseguiu imunizar, com a primeira dose, todos os adultos com idade acima de 18 anos.

“Somos uma das primeiras cidades a iniciar a vacinação para adolescentes, sendo essa mais uma grande conquista da gestão do prefeito Eduardo Braide para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Trabalho incansável de toda uma equipe focada em fazer o melhor para a saúde dos ludovicenses”, destacou o secretário Joel Nunes, titular da Semus.

O prefeito Eduardo Braide assegurou que toda a população apta a se vacinar contra a Covid-19 terá a oportunidade de se imunizar. “Iniciamos a vacinação dos adolescentes e assim que concluirmos a faixa etária dos 12 anos vamos retomar nosso calendário de chamadas para quem ainda não conseguiu tomar a primeira dose porque estava doente à época ou tinha algum compromisso que comprometeu a ida aos postos de vacinação. Garanto que toda a nossa população terá a oportunidade de se vacinar”, informou.

Estudos
O imunizante a ser aplicado nos adolescentes é o da Pfizer, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizou, no dia 11 mês passado, a vacina da farmacêutica contra Covid-19 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.

De acordo com a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicam a segurança e eficácia da vacina para adolescentes.

Em 31 de março, a farmacêutica Pfizer e o laboratório BioNTech, que desenvolveram a vacina, anunciaram que ela teve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. A vacina já é autorizada para adolescentes nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.

SAIBA MAIS

Postos de vacinação contra a Covid-19 da Prefeitura de São Luís:

  • - Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae
  • - Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio)
  • - Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
  • - Centro Municipal de Vacinação UEMA
  • - Drive-thru - UEMA
  • - Drive-thru - Ceuma Renascença
  • - Centro Municipal de Vacinação - UFMA
  • - Drive-thru - UFMA
  • - Centro Municipal de Vacinação IFMA - Maracanã

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte