Livro

Biografia de Simone de Beauvoir é lançada

Obra assinada por Huguette Bouchardeau faz retrato completo da feminista francesa e foge do formato das biografias tradicionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(livro simone)

Filósofa, escritora e ícone do movimento feminista, Simone de Beauvoir deixou seu nome marcado entre os dos grandes pensadores do século XX e legou às mulheres ensinamentos que, ainda hoje, precisam ser ouvidos. Em Simone de Beauvoir: a biografia, Huguette Bouchardeau faz um retrato completo dessa personagem fascinante, convidando leitores e leitoras a conhecê-la em toda a sua complexidade. Com uma narrativa habilmente construída, a obra, que já havia sido lançada pela Nova Fronteira em e-book, ganha agora sua versão impressa e chega às livrarias de todo o Brasil.

Fugindo do formato das biografias mais tradicionais, Bouchardeau abre cada capítulo da obra com um episódio de destaque da trajetória de Simone. Estão lá relatados, por exemplo, o dia em que ela, ainda adolescente, diz à sua conservadora família que não frequentará mais a missa; o momento em que descobre que Jean-Paul Sartre, seu grande companheiro, voltou da guerra; e ainda a felicidade da compra do primeiro carro. A essas histórias, selecionadas com esmero, a biógrafa vai costurando outras, até formar um panorama detalhado de determinada época da vida da filósofa.

Das páginas do livro é possível ver surgir então a figura enérgica e apaixonada de Simone de Beauvoir, uma mulher que fez de tudo para fugir da estreiteza do seu ambiente e se libertar dos tabus sociais. No texto de orelha que preparou para a edição brasileira, a antropóloga Mirian Goldenberg fala da importância de conhecermos a fundo a vida e a obra de Simone. “Sua literatura é atemporal e continua sendo mais do que necessária. Ainda não somos mulheres livres, independentes e autônomas”, diz. “Precisamos continuar lendo Simone de Beauvoir. Precisamos continuar aprendendo a ser livres com Simone de Beauvoir. E é esta a principal lição deste livro.”

A edição conta ainda com um caderno de fotos de diversas fases da vida da biografada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.