Entrevista

"Aulas poderão retornar antes da imunização de crianças e adolescentes"

Em conversa com O Estado, o secretário municipal de Educação, Marco Moura, trata dos procedimentos e mudanças na estrutura das escolas, para garantir retorno seguro de aulas presenciais, previsto para o segundo semestre

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Marcos Moura Semus)

São Luís – Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em São Luís, e a aplicação da segunda dose nos profissionais de educação, o retorno das aulas presenciais da rede municipal está previsto para o segundo semestre de 2021. Ainda sem data definida, a Prefeitura de São Luís tem planejado protocolos de segurança adaptações na estrutura das escolas, para que o retorno possa ocorrer de forma segura. Sobre esse planejamento, O Estado conversou com o secretário municipal de Educação, Marco Moura. Confira a seguir.

Quais protocolos estão sendo pensados para o retorno das aulas presenciais?

Um amplo e consistente protocolo de saúde nas escolas está sendo desenvolvido pela Semed com a participação da Vigilância Epidemiológica de São Luís (SVES). O documento possui a ciência e a colaboração das Promotorias de Educação (Ministério Público), do Conselho Municipal de Educação (CME), do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (SindEducação) e de representantes das famílias dos alunos.

Como será esse retorno gradual?

São Luís é a capital brasileira com a vacinação mais avançada em todo o Brasil e foi a primeira capital do Nordeste a vacinar os profissionais da educação, dando a condição principal para o retorno das aulas presenciais. Além da vacinação, outros critérios foram estabelecidos pela Semed para que haja o retorno das aulas presenciais nas escolas: condições físicas adequadas, protocolo de saúde na escola, acolhimento emocional das equipes e da família, quadro suficiente de professores e profissionais da educação, mobiliário e equipamentos necessários e a conectividade da escola.

O retorno será feito de maneira gradativa, um primeiro grupo de escolas está sendo preparado com todos os critérios para que possamos iniciar com segurança para a comunidade escolar. A partir de então, a Semed seguirá com o trabalho em novos grupos, dando condições para novas escolas, até reativar as aulas presenciais em toda a rede de ensino de forma segura.

O retorno será feito de maneira gradativa, um primeiro grupo de escolas está sendo preparado com todos os critérios para que possamos iniciar com segurança para a comunidade escolar” Marco Moura, secretário municipal de educação

Caso a imunização de crianças e adolescentes não seja autorizada pelo Ministério da Saúde, será possível ainda o retorno gradual para as salas de aula?

O protocolo de saúde que será implementado em toda a rede de ensino, somado à vacinação dos profissionais da educação e a testagem da comunidade escolar, que será feita no momento do retorno, já garantem a segurança para o retorno das aulas presenciais nas escolas que estiverem com as condições necessárias. A imunização das crianças e adolescentes será mais uma medida de reforço que a Prefeitura de São Luís está buscando aprovar junto ao Ministério da Saúde.

Quais mudanças estruturais estão sendo feitas para receber esses alunos?

A Prefeitura de São Luís, por meio do Programa Escola Nova, está dando todas as condições físicas, pedagógicas e sanitárias necessárias para as escolas. Todas as escolas terão na entrada uma estação de lavagem das mãos e pontos de álcool em gel distribuídos em toda a escola para a proteção de todos. O distanciamento social necessário e o uso de máscaras serão respeitados e teremos em todos os ambientes informativos de cuidado e prevenção contra a Covid-19. Importante destacar que as equipes de profissionais das escolas, assim como as famílias, passarão por momentos de acolhimento emocional e também de formação para o protocolo de saúde na escola, tudo com total segurança.

Durante o período de aulas remotas, como foi o desempenho dos estudantes? Foi percebida alguma dificuldade?

O ensino remoto foi a solução que o mundo inteiro implementou para que a educação não parasse durante a pandemia, mas não é o modelo ideal e, por isso, o Município está buscando retornar com as aulas presenciais de forma segura. Neste ano, a educação de São Luís implantou o Google For Education para toda a rede de ensino e realizou a formação de mais de 2700 profissionais da educação para o uso da plataforma. Além disso, as aulas tiverem o suporte de atividades impressas entregues aos alunos.

A Semed está trabalhando para que haja melhoria considerável no ensino-aprendizagem para o segundo semestre, através do modelo híbrido, com aulas presenciais e ensino remoto.

Houve dados de evasão escolar durante a pandemia?

Hoje temos 85.383 alunos matriculados na nossa rede municipal de ensino, um número equivalente ao do ano passado, ou seja, sem perdas de alunos matriculados, uma conquista para nós diante da situação atual. As ações de Busca Ativa, em parceria com a Unicef e outras entidades, e o esforço e dedicação das equipes da Semed e de toda a rede de ensino, foram fundamentais para que a Semed possa superar o déficit que chegou a cerca de 20% após o período de matrículas, em fevereiro deste ano.

Além do possível retorno das aulas presenciais, como será trabalhada a educação a distância no próximo semestre?

O objetivo é realizar o retorno das aulas presenciais de forma segura e gradual para as escolas com condições adequadas e dar mais estrutura para as que continuarem no ensino remoto. Também como medida, a Semed fará a entrega de chips para os professores e promoverá novas formações para as equipes de educação, elevando o nível de conhecimento da plataforma de ensino, melhorando o seu uso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.