Estética

Tricologista comenta os benefícios do óleo de jojoba para o cabelo

Especialista explica as particularidades desse poderoso óleo, que promete hidratação e crescimento capilar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(cabelos)

São Paulo - Muita gente conhece o óleo de coco e o de argan e seus benefícios para o cabelo. Mas o óleo de jojoba, que está começando a se popularizar, também traz efeitos poderosos para a saúde dos fios.

Segundo Viviane Coutinho, tricologista e membra-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), o ingrediente natural é capaz de hidratar e estimular o crescimento capilar.

“Derivado da semente do arbusto de jojoba, nativo da América do Norte, o óleo é rico em vitaminas A, B e E, além de minerais como cobre, zinco e ácidos mirísticos. Porém, são as ceramidas que compõem 96%. Por conta de seu alto poder nutritivo e emoliente, torna-se um deleite para os cabelos, especialmente os ressecados e quebradiços”, aponta.

A jojoba também tem efeito antioxidante, protegendo o couro cabeludo de disfunções inflamatórias e irritações. Para tratamentos contra caspas, por exemplo, é super eficiente quando adotado no cronograma capilar.

“É um óleo que funciona na etapa da umectação, para dissolução dos sebos. Pode ser aplicado na sua forma pura, em 5ml, diretamente no couro cabeludo, com a realização de massagem para facilitar a absorção”, recomenda. “É possível deixar uns 20 minutos e usar uma ou duas vezes por semana.”

Quem possui cabelo oleoso costuma evitar o uso de óleos nos fios, pois existe o receio de deixar as madeixas sujas e pesadas. Mas a profissional destaca que a jojoba é indicada, inclusive, para conter a oleosidade na fibra capilar.

“Por ser composto de ésteres de cera, é semelhante ao sebo produzido pela pele humana. Assim, ele tem a capacidade de regular a produção de sebo, equilibrando a quantidade para que não haja excesso”, explica. Com essa vantagem, o ingrediente desobstrui os poros e auxilia no crescimento dos fios.

“Resíduos de cosméticos no couro cabeludo, como cremes, máscaras e condicionadores, dificultam a troca de células e o sebo fica encravado, causando o endurecimento dos folículos. Isso, por sua vez, impede o crescimento do cabelo. O óleo de jojoba ajuda a crescer os cabelos porque o produto dissolve esses sebos e oxigena o couro. Assim, poderá produzir novas células que farão com que o cabelo cresça com mais força e rapidez”, descreve.

Para potencializar os resultados, dá para misturar o óleo de jojoba com óleos essenciais diversos. “Para estimular, uma gota de alecrim é excelente, tal como hortelã e pimenta para promover brilho e eliminação do frizz. Para hidratar, pode usar o laranja doce. Já para inflamações, a lavanda é a ideal”, completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.