Saúde

Julho Verde alerta sobre o câncer de cabeça e pescoço

Sintomas podem vir a aparecer a partir de rouquidão há mais de três semanas, nódulos na área do pescoço, lesões brancas e vermelhas na área da boca que não cicatrizam e sangram constantemente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(câncer pescoço)

São Luís - Durante todo o mês de julho a prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço ganha uma atenção maior e, por este motivo, denomina-se “Julho Verde”. A campanha nacional visa a prevenir e conscientizar a sociedade quanto a esse tipo de câncer, e divulgar junto a população os sinais e sintomas dessa doença, além de alertar sobre a importância diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura do paciente caso o câncer esteja em seu estágio inicial. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) cerca de 41 mil novos casos devem surgir anualmente.

Os sintomas podem vir a aparecer a partir de rouquidão há mais de três semanas, nódulos na área do pescoço, lesões brancas e vermelhas na área da boca que não cicatrizam e sangram constantemente. Tumores que se originam em locais como boca, gengiva, língua, laringe e tireoide são os tipos mais comuns desse câncer.

Segundo o médico, o cirurgião de cabeça e pescoço Marcelo Ericeira, da Rede Onco, o câncer de boca – um dos tipos de tumor de cabeça e pescoço – é mais comum entre homens maiores de 40 anos de idade, já o câncer de tireoide é mais comum em mulheres entre 30 e 50 anos de idade. Mesmo com a divisão dos tipos desse câncer quanto às estatísticas de atingidos, o especialista ressalta que a doença é mais frequente em homens na faixa etária dos 60 anos de idade, porém é o quinto tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

Ao ser diagnosticado precocemente, o médico destaca que as chances de cura são maiores. “As chances de cura são maiores se o câncer for detectado no início. O diagnóstico é feito por uma avaliação clínica. Ao se notar uma lesão suspeita, o médico retira um pequeno fragmento dessa lesão, ou seja, realiza-se uma biópsia, e esse material será encaminhado ao laboratório para confirmar se é câncer ou não”, disse Ericeira.

O tratamento pode ser realizado por meio de cirurgia, mas em alguns casos, requer radioterapia ou quimioterapia, realizados isoladamente ou em combinação.

SAIBA MAIS

Fatores de risco
O principal causador do câncer de cabeça e pescoço é o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica em excesso. Além disso, foi visto em estudos e pesquisas recentes, que o vírus HPV (papilomavírus humano) – transmitido principalmente pelas relações sexuais – é um importante causador do câncer de orofaringe. Por este motivo, vale ressaltar a importância da vacinação contra o HPV. Trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.