Investigação

Anvisa confirma a adulteração em frasco da CoronaVac no MA

Agência divulgou alerta para estados sobre a adulteração de frasco da vacina identificada no MA; não há informações sobre em qual município foi detectada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
nstituto Butantan identificou adulteração em frascos da CoronaVac, mas não apontou em qual cidade
nstituto Butantan identificou adulteração em frascos da CoronaVac, mas não apontou em qual cidade (CoronaVac)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou às secretarias estaduais de Saúde e às diretorias/superintendências estaduais de Vigilância Sanitária um alerta sobre a possibilidade de adulteração de frascos da vacina CoronaVac, que no país é produzida pelo Instituto Butantan, situado em São Paulo.

De acordo com a agência, desde o mês de maio técnicos da Anvisa investigam um possível episódio de falsificação notificado no estado do Maranhão. Durante a investigação, o Instituto Butantan foi acionado para avaliar o produto suspeito, confirmando que este não mantinha mais suas características originais.

De acordo com a apuração, houve reaproveitamento de um frasco vazio de CoronaVac para introdução de um líquido diferente do da vacina dentro do recipiente, bem como o uso de uma cola para fixar o lacre de alumínio à tampa.

O caso provocou repercussão na mídia nacional e chamou a atenção em outros países. O Estado pediu informações à Anvisa a respeito do município maranhense onde foi detectada a fraude. A agência informou que a investigação do caso ainda acontece e devido a isto, não tem a informação ainda.

No alerta aos estados sobre a identificação de adulteração da vacina CoronaVac, a Anvisa solicitou que os aplicadores de vacina observem se os frascos mantêm as características originais e os dispositivos de segurança intactos.

A Agência também recomendou que os frascos sejam inutilizados após esvaziados e que qualquer irregularidade seja comunicada à Anvisa via Notivisa.

Investigação

No fim do mês de maio o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, junto com a Polícia Civil, encontrou frascos de CoronaVac e uma caixa vazia do imunizante durante uma operação.

A ação do MP foi montada para investigar supostos desvios de recursos públicos relacionados à Prefeitura de Apicum-Açu. Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca num posto de combustível situado no bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís. No local, o MP apreendeu documentos da prefeitura de Apicum-Açu. Já os fracos de CoronaVac e a caixa da vacina, foram encontrados num outro endereço, situado no Recanto dos Vinhais, onde estaria funcionando uma Fundação Comunitária de Apicum-Açu.

Depois disso, o promotor Igor Adriano Trinta Marques, da Promotoria de Justiça da Comarca de Mirinzal, atualmente respondendo também pela Comarca de Bacuri, confirmou ao programa Ponto Final, da Mirante AM, que a Polícia Federal poderia ser instada a abrir inquérito para investigar possível desvio de frascos de CoronaVac pelo grupo do ex-prefeito Cláudio Cunha, de Apicum-Açu. A vacina é adquirida pelo Governo Federal, com recursos públicos e distribuída para todos os estados do país.

Saiba mais

Nenhuma autoridade de saúde e de vigilância sanitária do estado comentou o alerta feito pela Anvisa sobre a adulteração de frasco da CoronaVac já confirmada pelo Instituto Butantan no Maranhão. A expectativa é de que haja uma manifestação oficial a partir do momento em que for anunciado o município onde foi detectada a fraude. Não há informações ainda a respeito de aplicação de amostra adulterada em público-alvo no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.