Imunização

42 mil doses de vacina da Janssen contra Covid-19 chegam ao Maranhão

Imunizantes, de aplicação única, são destinados a pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; o Maranhão também recebeu mais 81 mil doses da CoronaVac para continuidade da campanha de vacinação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Doses de vacina recebidas são descarregadas na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da SES
Doses de vacina recebidas são descarregadas na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da SES (chega janssen)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu, ontem, o primeiro lote de vacinas Janssen, com 42.100 doses. Também chegou ao estado mais um lote de vacinas CoronaVac, com 81.000 doses do imunizante. As vacinas chegaram para garantir a continuidade da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 nos 217 municípios maranhenses.

As doses foram encaminhadas à Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à SES, responsável por distribuir os imunizantes.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as vacinas Janssen, de dose única, serão destinadas a 4,7% das pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. Já a CoronaVac será para o início do esquema vacinal dos trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores da Educação do Ensino Superior; trabalhadores de Educação do Ensino Básico; forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.864.270 doses recebidas, sendo 1.304.540 doses da CoronaVac, 2.273.100 doses da AstraZeneca, 244.530 doses da Pfizer e 42.100 doses da Janssen.

Antecipação

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganhou ontem o reforço de 300 mil unidades da Janssen/Johnson&Johnson. Com aplicação de dose única, os imunizantes foram antecipados pelo Ministério da Saúde.

As unidades se unem a 1,5 milhão de doses da farmacêutica recebidas pela pasta na última terça-feira (22). “Essas vacinas fazem parte do esforço que estamos realizando para garantir a imunização da população brasileira. Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber uma dose de esperança no braço”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Com a remessa de 1,5 milhão de doses da Janssen, Saúde já antecipou mais de 16 milhões de doses de vacinas contrao novo coronavírus.
As vacinas são parte de um contrato para 38 milhões de doses entre o Governo Federal e a Janssen. A previsão inicial era de que os imunizantes fossem entregues a partir de outubro deste ano para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

O lote da Janssen deve ser entregue aos estados e Distrito Federal nos próximos dias. A definição da distribuição é realizada semanalmente em reuniões com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 128 milhões de doses de vacinas dos laboratórios contratados. Mais de 91,5 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que quase 42% da população-alvo de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose. São mais de 67 milhões de brasileiros com esse etapa do ciclo vacinal já concluída.

Leitos de UTI e com respiradores

O Ministério da Saúde autorizou mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento exclusivo de pacientes graves com Covid-19. Também foram liberados ao estado 10 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar.

O custeio dos 10 leitos de UTI para o Maranhão destina-se ao Hospital Municipal de Açailândia. O repasse para a manutenção das unidades de internação será de R$ 480 mil. Já os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar serão instalados no Hospital de Campanha de Imperatriz, com investimento de R$ 143.616,00.

A autorização, em caráter excepcional e temporário, é mais uma ação da pasta em apoio aos estados e municípios para reforço do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia.

Além do Maranhão, os leitos de UTI foram autorizados para a Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins..

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.