Internet

Conversas sobre bem-estar e saúde crescem no Twitter

Estudo mostra tendências sobre estilos de vida mais saudáveis das pessoas na plataforma no Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(AUTocuidado)

São Paulo - Saúde, bem-estar e autocuidado são temas que sempre estão em alta nas conversas do Twitter no Brasil. Agora, no contexto em que estamos vivendo, as pessoas estão falando cada vez mais sobre seus interesses por uma vida mais saudável e, também, sobre abordagens mais abrangentes em relação à saúde. As informações são de levantamento feito pelo Twitter, em parceria com Black Swan Data ( @blackswandata ) e Crowd DNA ( @CrowdDNA ), sobre as principais tendências culturais observadas nos últimos dois anos na plataforma no país.

O Twitter Trends Brasil apontou que conversas gerais sobre bem-estar cresceram quase 50% e menções a autocuidados aumentaram 20% no Twitter no Brasil. Já as discussões sobre saúde mental cresceram 39% na plataforma. Por outro lado, postagens com hashtags relacionadas à estética, enaltecendo apenas os benefícios físicos da prática esportiva, tiveram uma queda de mais de 60%.

Além disso, houve um crescimento significativo de quase 150% em conversas sobre cuidados comunitários, onde temas como igualdade de direitos em relação à saúde e o uso do SUS (Sistema Único de Saúde) foram mencionados diretamente. Temas alternativos mais holísticos também foram observados no estudo - conversas sobre tratamentos alternativos como a acupuntura e homeopatia tiveram um impulso de 34% na plataforma no país.

As conclusões do levantamento foram feitas com base na análise de bilhões de Tweets, organizados em mais de 300 mil tópicos de conversas, por mais de dois anos. O estudo foi realizado em parceria com a Black Swan Data, líder em previsões de tendências com base em inteligência artificial, e a Crowd DNA, especialista em cultura e semiótica da linguagem. Para isso, foram consideradas duas métricas - alto volume e alto crescimento - de dezembro de 2018 a novembro de 2020. O Twitter Trends Brasil traz tendências culturais divididas em cinco grandes temas abordando cultura criativa, tecnologia, cotidiano, identidade e autocuidado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.