Reforço

Mais 184.250 doses de vacina AstraZeneca chegam ao Maranhão

Lote destina-se à aplicação da segunda dose em idosos, trabalhadores da saúde, forças de segurança pública e salvamento e Forças Armadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Doses distribuídas pelo Ministério da Saúde são enviadas de helicóptero ao interior do Maranhão
Doses distribuídas pelo Ministério da Saúde são enviadas de helicóptero ao interior do Maranhão (doses maranhão)

São Luís - O estado do Maranhão recebe mais 184,2 mil doses de vacinas Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada. A distribuição foi concluída na última segunda-feira. Desde o início da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu 3,7 milhões de doses de imunizantes ao estado – mais de 2,5 milhões foram aplicadas.

Para completar os esquemas vacinais já iniciados, o imunizante é destinado para a segunda dose de idosos entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde, e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia.

A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.
As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por Unidade Federativa estão no 24° Informe Técnico.

Pátria vacinada

Desde janeiro, o Ministério da Saúde já destinou a todas as Unidades Federativas mais de 115 milhões de doses de imunizantes contratados - contando com essa nova pauta de distribuição, serão mais de 120 milhões de doses entregues pela pasta. Até o momento, mais de 85 milhões foram aplicadas. No LocalizaSUS, você confere o andamento da campanha no Brasil.

Janssen

“São 1,5 milhão de doses de esperança”. Foi com esse sentimento que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu ontem a primeira remessa da vacina Covid-19 da Janssen/Johnson & Johnson , no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Com esse lote, o Ministério da Saúde já conseguiu antecipar a chegada ao Brasil de mais de 16 milhões de doses, com a meta de acelerar ainda mais a campanha de vacinação.

“Com esse 1,5 milhão de doses da Janssen, iniciamos uma trajetória que culminará, neste ano, no fornecimento de 38 milhões de doses. Essa vacina tem uma vantagem de ser dose única e, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização”, disse Queiroga.

A vacina da Janssen será a primeira a ser aplicada em dose única no País. Ao receber as vacinas nesta manhã, o ministro também destacou os esforços do ministério e da farmacêutica para conseguir a redução do preço da vacina. O contrato do Governo Federal com a empresa prevê 38 milhões de doses do imunizante da Janssen até o fim do ano.

“Essas negociações resultaram em uma redução de 25% do preço inicialmente tratado. Ou seja, isso corresponde a uma economia de R$ 480 milhões, que é muito importante para ampliar o acesso dos brasileiros a um contexto de custo-efetividade, conforme dispõe a legislação do nosso Sistema Único de Saúde”, disse o ministro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.