Covid-19

São Luís é primeira capital a fechar ciclo do PNI e hoje vacina jovens de 18 anos

Nesta terça-feira, 22, jovens de 18 anos - última idade constante no Plano Nacional de Imunização - recebem a primeira dose da vacina contra Covid-19; São Luís é a primeira capital do país a vacinar esta faixa-etária

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Jovem de 19 anos recebe a primeira dose da vacina contra a covid, em São Luís
Jovem de 19 anos recebe a primeira dose da vacina contra a covid, em São Luís (vacinação 19)

São Luís - São Luís é a primeira capital brasileira a iniciar a vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 18 anos, sem comorbidades. Nesta terça-feira, 22, os jovens desta faixa etária podem se deslocar a um dos nove postos de imunização espalhados na capital, para receberem a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. A Prefeitura, até o último dia 20, havia recebido 765.021 doses de imunizante, um total de 688.136 já havia sido aplicado, com uma taxa de vacinação de 94,91%.

“A vacina é a esperança de um futuro em que estaremos protegidos desse vírus que já resultou em milhares de mortes”, disse a universitária Lívia Vitória Ferreira, de 18 anos. Ela ainda contou que os amigos desta faixa etária estão ansiosos para receberem a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus. “Todos os meus colegas afirmaram que vão se vacinar, mas, há alguns que estão receosos somente com as reações da AstraZeneca. Eles estão com medo de ficar acamados com febre, dor de cabeça e o corpo mole”, frisou Lívia Vitória.

Para serem imunizados, segundo a Prefeitura, o jovens primeiramente precisam fazer o cadastro na plataforma Vacina São Luís e no ato da vacinação devem apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de residência. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís continua dividindo a vacinação dos grupos em dois períodos da seguinte forma: pela manhã vacinam os nascidos de janeiro a junho; e à tarde, os nascidos de julho a dezembro.

De acordo com o Município, a estratégia visa a não aglomeração nos postos de imunização disponíveis na capital, a organização das filas e, principalmente, a agilidade na aplicação da vacina a quem estiver no aguardo. Também está disponível no site da Prefeitura o filômetro, que faz o acompanhamento em tempo real dos pontos de vacinação de São Luís.

Conscientização
A Semus informou, com base nos dados da equipe de imunização que tem como referência oficial o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), que 25.055 pessoas de 20 e 21 anos foram vacinadas na capital maranhense contra a Covid-19 no fim de semana e ressaltou que tem superado a estimativa de público a ser vacinado.

Ontem foi a vez dos jovens de 19 anos serem imunizados. Hanna Clara Magalhães, de 19 anos, foi ao Centro de Vacinação do Multicenter Sebrae, no Cohafuma, acompanhada da sua genitora, Mara Magalhães. “Sempre a minha decisão foi em tomar a vacina e apenas estava com medo das reações da AstraZena, mas, tomei foi a Pfizer”, declarou Hanna Clara.

As irmãs Fernanda e Júlia Leal, ambas de 19 anos, também foram imunizadas ontem contra o coronavírus. “Nós estávamos bastante ansiosas para sermos vacinadas, pois, essa doença, no momento, não está escolhendo idade para fazer vítimas”, contou Júlia Leal.

Arthur Araújo, de 19 anos, disse que tem ciência que o cidadão precisa ser imunizado contra este vírus. “Na televisão, no rádio, no jornal e na internet informam diariamente o quanto essa doença é contagiosa e letal, pois já resultou em vários óbitos”, declarou.

Grande Ilha
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) iniciou na segunda-feira, 21, a vacinação de pessoas em geral com 18 anos ou mais contra a Covid-19. A ação é destinada para pessoas que vivem nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, localizados na Região Metropolitana de São Luís, e sendo feito pelo sistema drive-thru no estacionamento do shopping Pátio Norte, das 8h às 16h. Para se vacinar é necessário apresentar um documento com foto, cartão do SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

SAIBA MAIS

O Maranhão recebeu, no último dia 18, um novo lote com 77.220 doses da vacina Pfizer e 41.800 doses da vacina CoronaVac, imunizantes contra covid. No total, foram recebidos 119.020 doses dos imunizantes. Após a chegada na capital, as doses foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Vila Palmeira.

Recorde de mais de 330 mil doses de vacina em uma semana

O Maranhão continua avançando na campanha de imunização contra a Covid-19. Com os esforços conjuntos, o estado alcançou o recorde de 331.667 doses de vacinas aplicadas em uma semana. O número significativo resultou também de ações do Governo do Maranhão em parceria com os municípios, com estratégias como a realização dos Arraiais da Vacinação e a disponibilização de profissionais para auxiliar as cidades com menos de 50 mil habitantes na vacinação, além da agilidade na distribuição dos imunizantes aos municípios. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esse número é uma recompensa para os esforços do Governo do Estado no auxílio à imunização dos maranhenses. “Não estamos medindo esforços para auxiliar no processo de imunização contra a Covid-19. E esse número, de mais de 330 mil doses aplicadas em apenas uma semana, nos deixa muito felizes, pois sinaliza que estamos no caminho certo para vencer essa pandemia, sem deixar ninguém para trás”, destaca Carlos Lula. A realização dos Arraiais da Vacinação contra a Covid-19, mobilização realizada pelo Governo do Estado em parceria com os municípios, possibilitou a ampliação da cobertura vacinal contra a doença em várias cidades maranhenses. Até o momento, a ação já beneficiou moradores dos municípios da Ilha de São Luís, além das cidades de Timon, Morros, Alcântara, Açailândia, Santa Inês, Balsas, Tutóia, São João dos Patos, Imperatriz, Pinheiro, Caxias e Barreirinhas. Para os municípios com menos de 50 mil habitantes, o Governo disponibilizou profissionais entre técnicos de enfermagem, digitadores e supervisores, que estão trabalhando auxiliando a aplicação e o registro das doses no sistema do Ministério da Saúde.

Pontos de vacinação

De 8h a 18h:

  • Centro de Convenções - UFMA
  • Drive-Thru - UFMA
  • Centro de Vacinação - Senai BR-135
  • Centro de Vacinação – UEMA
De 8h a 20h:

  • Centro de Vacinação - SEBRAE
  • Drive-Thru - Shopping da Ilha
  • Centro de Vacinação - UNDB
  • Drive-Thru - UEMA
  • Drive-Thru - Universidade Ceuma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.