Cinema

Filme maranhense é selecionado para plataforma de cinema do Itaú Cultural

Plataforma de streaming dedicada ao cinema brasileiro será lançada amanhã e documentário "Iemanjá pela última vez" do cineasta Denis Carlos está entre os 130 filmes selecionados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Iemanjá pela última vez)

São Luís - O documentário "Iemanjá pela última vez" do cineasta Denis Carlos foi selecionado para compor a plataforma Itaú Cultural Play que será lançada neste sábado (19), Dia do Cinema Brasileiro e é totalmente gratuita e todos os filmes são obras brasileiras.

A obra narra a história de Karol, uma jovem, que na infância teve uma visão de que Iemanjá lhe conduzia para o seu palácio no fundo do mar e, após essa visão, durante sete anos, a jovem veste-se de Iemanjá para a festa de Nossa Senhora da Conceição, no terreiro de Mãe Elzita. O documentário narra o último ano que a garota fará esse ritual. O documentário foi lançado em 2017.

Assista ao trailer:

O catálogo diverso oferece mais de cem títulos já na estreia e é composto de filmes, séries, programas de TV, festivais e mostras temáticas e competitivas, além de produções audiovisuais de instituições culturais parceiras.

Mediante cadastro gratuito, você poderá acessar esse conteúdo e escolher onde ver, já que a Itaú Cultural Play está disponível para desktop e celular, via tanto sistema Android quanto IOS. Outro diferencial é o próprio catálogo, marcado por diversidade, variedade de autoria e representatividade regional, com títulos de todos os estados brasileiros

Mostras de diretores

Para a estreia, quatro diretores ganham mostras, com quatro filmes de cada um à disposição do público.

De Carlos Nader, estarão disponíveis A paixão de JL (2014), sobre o artista Leonilson; Pan-cinema permanente (2008), documentário sobre o poeta Waly Salomão vencedor do festival É tudo verdade em 2008; Homem comum (2014), também vencedor do É tudo verdade, em 2014; e Tela (2010).

Os trabalhos de Junia Torres disponíveis, todos em parceria com outros diretores, serão: Aqui favela, o rap representa (2003), documentário sobre a cena do rap em São Paulo e em Belo Horizonte; A rainha Nzinga chegou (2019); Nos olhos de Mariquinha (2008); e O Jucá da volta (2014).

Joel Pizzini aparecerá com 500 almas (2005), documentário de temática indígena; Caramujo-flor (1988), curta baseado na obra de Manoel de Barros; Glauces: estudo de um rosto (2001), curta sobre a atriz Glauce Rocha; e Olho nu (2013), sobre a vida e a carreira de Ney Matogrosso.

De Otto Guerra, teremos A cidade dos piratas (2018), baseado nos quadrinhos e nos personagens da Laerte; Até que a Sbórnia nos separe (2013), animação adulta premiada em festivais brasileiros; Wood & Stock: sexo, orégano e rock'n'roll (2006); e Novela (1992).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.