Expressão cultural

18 de junho: Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

Data reconhece a gastronomia ambientalmente responsável

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (gastronomia sustentável)

São Paulo - Desde 2017, a Nações Unidas instituiu o 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável. A data foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da ONU, que reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Ao reafirmar a relevância da gastronomia para um desenvolvimento sustentável, a comemoração da data internacional faz parte dos esforços globais para cumprir a Agenda 2030 da ONU para a Sustentabilidade.

A data realça a gastronomia como uma expressão cultural, relacionada com a diversidade natural e as tradições no mundo. O compromisso com a sustentabilidade nesta área é focado na responsabilidade de produção e consumo de alimentos. Esses objetivos devem ser partilhados por todos os agentes do turismo gastronómico.

A ONU, em conjunto com a rede de cidades criativas da Unesco, trabalha com a finalidade de promover energia limpa nos restaurantes locais (gás e eletricidade em vez de carvão ou outras fontes não renováveis e poluidoras). Sensibiliza, ainda, o público para uma gastronomia sustentável através de canais de televisão, programas gastronômicos, e por meio de exposições culturais sobre alimentos, destinadas à indústria de produção e agricultores.

Gastronomia Sustentável
A gastronomia "sustentável" pode desempenhar um papel na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo o desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar, a nutrição, a produção sustentável de alimentos e as melhores escolhas alimentares e, assim, auxiliando na conservação da biodiversidade.

Atualmente, os amantes de alimentos estão se interessando cada vez mais pela qualidade, métodos de produção, compras de alimentos e culinária saudável. Eles também estão mais conscientes das questões ambientais associadas às nossas escolhas alimentares. A megatendência "sustentabilidade" no setor de alimentos envolve não apenas consumidores, produtores e varejistas, mas se estende aos restaurantes, que podem ser um meio poderoso para transmitir a mensagem a clientes, turistas e apreciadores de comida sobre a necessidade de desenvolver uma consciência verdadeiramente sustentável em relação às nossas escolhas alimentares diárias.

Globalmente, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação estima que um terço de todos os alimentos cultivados são perdidos ou desperdiçados, uma quantia avaliada em quase US $ 3 trilhões. E isso afeta diretamente nosso clima: de acordo com a especialista em alimentos sustentáveis ​​Anna Lappe, autora de Diet for a Hot Planet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.