Música

Mistura de gêneros em projeto autoral

De longa trajetória na noite gaúcha, compositor Leandro Bertolo reúne onze faixas em "A Flor do Som", refletindo sua forte influência da icônica geração 70 da MPB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Leandro Bertolo divulga  "A Flor do Som"
Leandro Bertolo divulga "A Flor do Som" (leandro bertolo)

São Luís - O compositor, vocalista e guitarrista gaúcho Leandro Bertolo está divulgando seu segundo álbum, intitulado “A Flor do Som”, com 11 faixas, já disponível nas plataformas digitais e com distribuição nacional em formato CD. O disco abarca gêneros musicais pop jazz, samba tradicional, samba jazz, boleros, canção romântica, choro-seresta, frevo e afoxé.

“Todas as vertentes que estão dentro deste gênero aparecem de forma muito forte em meu trabalho, dependendo do momento, das influências que estão interagindo com meu imaginário na criação de algum projeto”, afirma Leandro Bertolo.

Na seara do samba, destacam-se as músicas “Momentos Felizes” e “Canto Forte”. Do gênero afoxé, ele selecionou “Rotas do Sonhar” e do bolero “Náufragos de Amar”. “Te Espero Na Canção”, por sua vez, é um choro-seresta e a balada está representada pela canção “Adormecido Coração”. O artista arrisca até um singular bolero-salsa (“Armadilha”), revive a MPB-pop oitentista em dueto com a musa Bianca (“Luz do Amor”) e mergulha no contagiante frevo-axé baiano (“ATKI”) com segurança de veterano.

O gaúcho diz que a pandemia é um momento planetário muito difícil, devido à perda de muita gente. “Tudo parece estar em aberto. Mas se trata de uma oportunidade de praticar o exercício de voltar-se para dentro de si, autoconhecimento, buscar maior relacionamento com a natureza e os animais, onde se pode encontrar muitas verdades e inspiração para tudo. Estou compondo, procurando estar preparado e atento para novas possibilidades que porventura surjam”.

Apesar da pandemia, ele continua trabalhando e, neste mês, prepara uma live ao lado do maestro Luis Henrique New. Além disso, tem canções previstas para um novo projeto. “São todas novas, até agora umas seis, mais ou menos. Uma delas estava sendo concebida na gestação do meu álbum ‘A Flor do Som’, mas ficou pronta posteriormente”, informa.

Trajetória
Nos anos 1980, Leandro Bertoldo percorreu duas ou três dezenas de casas noturnas de Porto Alegre, as quais contemplam a história cultural e boêmia da cidade. Ele integrou a banda “Conexão”, viajando por todo o Rio Grande do Sul, apresentando-se em bailes e casas noturnas. Montou o grupo “Estação Hits”, cujo tema eram os sucessos da música pop de todos os tempos nas emissoras de rádio. Com direção musical do maestro, pianista e arranjador Luís Henrique New e as parcerias dos irmãos Amauri e Sérgio Copetti, e do guitarrista Tom Martins, a banda atuou nas boas casas e foi atração do Porto Alegre em Cena.

O artista integrou o projeto “Coisas do Brasil”, numa proposta de homenagear os grandes compositores da música popular brasileira, ao lado do baixista Nuno Prestes, do guitarrista Alex Vieira e do baterista Rafa Marques. O álbum ”Clareza” marca a estreia profissional de Bertolo no cenário da MPB com elegante apresentação do escritor e jornalista Juremir Machado da Silva. O disco foi destaque em 2016 e a aceitação da crítica foi unânime: recebeu quatro indicações para o prêmio “Açorianos de Música” 2017 (Melhor Intérprete e Compositor para Leandro Bertolo; Melhor Compositor para Elias Barboza; Disco do Ano).

Atualmente, ele é diretor musical do Sarau na Corte, projeto gerenciado pelo Centro de Memórias da Justiça Eleitoral, contemplando datas, eventos e personalidades históricas do contexto eleitoral, com participação de músicos locais, debatedores e palestrantes da literatura e do jornalismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.