Xadrez

Xadrez: Nicolau Leitão vai assumir escola da modalidade em São Luís

ccccccc

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Nicolau Duailibe Leitão (d), Mestre Nacional de Xadrez, que será técnico da nova escolia de xadrez Prof. Luiz Pinho Rodrigues.
Nicolau Duailibe Leitão (d), Mestre Nacional de Xadrez, que será técnico da nova escolia de xadrez Prof. Luiz Pinho Rodrigues. (RAFAEL LEITÃO XADREZ )

SÃO LUÍS - Mais que uma modalidade desportiva, uma poderosa ferramenta pedagógica que entre outros benefícios promove o raciocínio lógico; auxilia na memória e concentração, desenvolve o poder de decisão, autocontrole, paciência, e até facilita na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Estamos falando do xadrez, modalidade que só cresce a cada dia, inclusive pela possibilidade de ser jogado online nesses tempos de pandemia. E engana-se quem pensa que trata-se de um jogo destinado somente a super dotados. A mini série “O Gambito da Rainha” fez sucesso mundialmente e alavancou ainda mais a democratização do xadrez mundialmente.

Por aqui, em alusão ao centenário de nascimento do Prof. Luiz Pinho Rodrigues, o Colégio Dom Bosco lança a sua nova escola de xadrez com o nome daquele que além de campeão universitário introduziu o jogo nas escolas maranhenses. Prof. Luiz Pinho era um entusiasta do xadrez e como técnico, ajudou a formar diversos campeões entre os alunos do Dom Bosco.

As aulas da nova escola de xadrez Prof. Luiz Pinho Rodrigues serão para níveis iniciante e avançado, à partir de 10 anos. E serão ministradas por Nicolau Duailibe Leitão, Mestre Nacional de Xadrez e ex-aluno e campeão de xadrez pelo Colégio Dom Bosco:

“Voltar ao Dom Bosco como técnico dessa escola em homenagem ao Prof. Luiz Pinho é uma honra. Meu pai foi aluno dele e com ele não só aprendeu a mover as peças e se tornar um jogador importante em sua época, como trouxe para a nossa família uma paixão que marcaria a mim e meus irmãos. Fomos todos ex- alunos do Dom Bosco e pela escola disputamos diversos Jem´s, conquistando vários títulos. Meu irmão Rafael Leitão foi campeão mundial duas vezes e até hoje segue sendo o número 1 do xadrez brasileiro”, lembra Nicolau.

Ele aprendeu a jogar com o pai aos seis e anos e aos nove já estava representando o Dom Bosco em competições. Era o começo de uma trajetória de vida marcada pelo xadrez.

Só de Jem´s Nicolau disputou oito edições, além de outros 22 campeonatos brasileiros. Nicolau Leitão foi vice - campeão brasileiro escolar e universitário; campeão maranhense absoluto por quatro vezes, e o maranhense mais novo a ganhar esse título aos 13 anos. Ele também foi campeão universitário pela UFMA quando estudava Comunicação Social. E a paixão pelo xadrez falou tão alto, que após formado, ele optou por trocar a carreira e um concurso federal na área de comunicação para dedicar-se ao ensino de xadrez. Em sua carreira como técnico, já formou vários campeões locais e nacionais.

Transmitir experiências

E agora toda essa expertise, paixão e tradição no xadrez que Nicolau carrega, estarão à disposição dos alunos do Dom Bosco que desejarem praticar ou mesmo se iniciar nesse jogo de lógica e estratégia. A aula inaugural online da Escola de Xadrez Luiz Pinho Rodrigues será nessa terça – feira (15.06), com jogos experimentais em dois horários, às 15h e às 19h pela plataforma Zoom, para alunos do Dom Bosco já inscritos. Para mais informações ou inscrições consultar as redes sociais da escola @domboscosaoluis.

O Mestre Nacional de xadrez e técnico Nicolau Leitão lembra que o objetivo da escolinha será não só formar novos campeões da modalidade, mas acima de tudo, ajudar os alunos a atravessarem essa pandemia e a vida, com melhor controle emocional e mais habilidades fortalecidas pelo jogo.

“O xadrez ajudou a formar o meu caráter. Sou apaixonado pelo jogo e grato por tudo o que já conquistei com ele. Acredito muito no poder transformador do jogo de xadrez” enfatiza Nicolau Leitão, esperando disseminar entre mais pessoas esse amor pelo jogo de tabuleiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.