Pandemia

Com avanço na vacinação, boletins já apresentam queda de casos

Últimos três boletins da Secretaria de Estado da Saúde mostram decréscimo no número de casos de covid na Grande Ilha; intensificação na imunização da população pode ser razão da queda de casos da doença

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacinação contra a covid no shopping Pátio Norte
Vacinação contra a covid no shopping Pátio Norte (vacinação contra covid)

São Luís – De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado no domingo, 13, a Região Metropolitana de São Luís, registrou 27 novos casos de Covid-19. O dado aponta uma queda acentuada em comparação com boletins anteriores, embora os três últimos já mostrassem uma tendência de redução. Um fator que ainda preocupa, no entanto, são as taxas de ocupação de leitos de UTI no estado.

A campanha de vacinação em São Luís tem caminhado a passos largos, inclusive, a capital foi a primeira do Brasil a vacinar pessoas na faixa etária dos 30 anos sem comorbidades. E os resultados da imunização em massa dos ludovicenses parecem começar a aparecer nos boletins da SES, no quesito testagens.

Para se ter noção do tamanho do recuo, os testes positivos na região metropolitana, formada pela capital e pelos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, representam, segundo a última parcial, apenas 1/3 (um terço) do número de diagnósticos confirmados em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, mas com população quatro vezes menor.

Outras regiões
Nas outras regiões do estado, a quantidade de casos confirmados nas últimas 24 horas foi 112, que somada aos números da Ilha de São Luís e Imperatriz, dá um total de 221 testes positivos de acordo com o boletim do dia 13. Calculando-se a proporção de casos por região, constata-se que a área compreendida pela capital, São José de Ribamar (terceiro maior município maranhense), Paço do Lumiar e Raposa responde, atualmente, por aproximadamente um a cada oito infecções pelo novo coronavírus em todo o estado.

Não se pode afirmar o motivo do do recuo no número de casos de Covid-19 na Ilha, especialmente no município de São Luís. Porém, é sabido que a aceleração da vacinação promovida pela Prefeitura, está garantindo a imunização rápida de uma grande quantidade de pessoas. O Município já aumentou para nove o número de pontos de vacinação na capital e já se prepara para imunizar pessoas com idade a partir dos 18 anos.

Outra ação válida é o Arraial da Vacinação, promovido pelo Governo do Estado. O último aconteceu de 11 a 13 de junho. Foram 41 horas ininterruptas de imunização, no drive-thru do estacionamento do Pátio Norte Shopping, localizado na Estrada de Ribamar. A vacinação teve como público-alvo, pessoas a partir de 29 anos dos quatro municípios que compõem a Grande Ilha: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís.

O Estado entrou em contato com a SES, para confirmar se essa queda acentuada tem relação direta com a agilidade na vacinação em São Luís, no entanto, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.l

NÚMEROS

  • 27 novos casos na Ilha até domingo, 13
  • 82 novos casos em Imperatriz até domingo, 13
  • 112 novos casos nas demais regiões, até dia 13
Vacinação em São Luís

  • 577.511 doses de vacina contra a covid aplicadas
  • 462.745 primeira dose
  • 114.766 segunda dose
  • 92,52% é a de taxa de vacinação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.