Jovem Aprendiz

Senai-MA abre inscrições para novos Programas de Aprendizagem 4.0

Cursos são gratuitos e acontecem em julho em São Luís, Imperatriz e Caxias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Senai Brasil Mais)

São Luís - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) oferece oportunidades para Jovem Aprendiz por meio dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica. São 25 vagas por turma para jovens de 14 a 22 anos previstas para a segunda quinzena de julho.

“Os novos Programas de Aprendizagem 4.0 buscam ofertar a aprendizagem em um formato mais digital e inovador, reunindo competências técnicas requeridas pela Indústria 4.0, e competências socioemocionais, fundamentais para o mundo do trabalho de hoje”, destaca o diretor regional do Senai-MA, Raimundo Arruda.

O novo programa tem foco na área de Tecnologia da informação–TICS, Manufatura Avançada e Metalmecânica com várias possibilidades de ofertas.

Em São Luís ocorrerão dois programas para Técnico em Internet das Coisas–IOT e Técnico em Cybersistemas para Automação com carga horária de 1.300 cada um. Em Caxias e em Imperatriz o Programa será para Metalmecânica.

Para a área TICS serão ofertadas três possibilidades para Desenvolvedor Back-End com carga horária de 500 horas, Desenvolvedor Front- End com 540 horas, Desenvolvedor Full Stack, com 560 horas e também Programador Full Stack com 640 horas.

Já em Manufatura Avançada, são duas possibilidades para Técnico em internet das Coisas–IOT e Técnico em Cybersistemas para Automação com 1.300h cada um.

“Nesse programa, o aprendiz vai aprender a programar; codificar; construir e otimizar as interfaces de um projeto; trabalhar em função de boas práticas de usabilidade e acessibilidade, além de testar e manter sistemas web, visando regras de negócios. O aluno vai desenvolver e implementar soluções com sistemas embarcados e sensoriamento para Internet das Coisas (IoT) e controlar a automação de processos. Além disso, vai aprender a integrar sistemas de automação, desenvolver projetos de comunicação integrada, cibersecurity e armazenamento de dados em larga escala”, destaca o Coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Senai-MA, Rogério Garcês.

Quem concluir o curso poderá ser formar em: Técnico em Internet das Coisas (IoT), Técnico em Cibersistemas, Desenvolvedor Back-End ou Desenvolvedor Front-End.

Em metalmecânica, Ajustador Mecânico com 516 h, Torneiro Mecânico, 556 h e Fresador Mecânico com 856 h, além do Programa de aprendizagem que é Operador de Máquinas e Ferramentas Convencionais com 856 h.

Requisitos
Para os Programas de Aprendizagem Básica, o aluno deverá ter o Ensino Fundamental incompleto ou completo, a depender do Programa, com idade de 14 a 22 anos.

Para os Programas de Aprendizagem em Nível Técnico, o aluno deverá está cursando ou ter concluído o Ensino Médio, com idade de 16 a 22 anos. Observando que para estes Programas não há limite de maioridade para pessoas com deficiência. Os programas estão com a previsão de início para a 2ª Quinzena de Julho.

As empresas interessadas em atender suas cotas de aprendizes dentro desse novo Programa de Aprendizagem, já podem sinalizar ao Senai-MA para que seja viabilizado todo o processo que o é totalmente gratuito para as empresas industriais e para os alunos também.

Vantagens para as empresas
A contratação de aprendizes é obrigatória para empresas de qualquer natureza, e opcional para micro e pequenas empresas ou aquelas enquadradas no SIMPLES. Além de cumprir a lei, a empresa que contrata aprendizes tem a vantagem de, após a conclusão dos cursos, contratar profissionais que atendam às especificidades da organização.

“Com estes programas as empresas são beneficiadas com a formação da nova mão de obra, adequada ao contexto da indústria 4.0, com o desenvolvimento de futuros profissionais que estarão alinhados à cultura organizacional da empresa. O empresário vai contar com a seleção dos aprendizes com uso de plataforma de inteligência artificial, a partir das características socioemocionais do candidato e conseguirá em um único ambiente, monitorar e avaliar todos os seus aprendizes”, destaca o diretor do Senai, Raimundo Arruda.

Os jovens terão acompanhamento pedagógico diferenciado, contemplando registros do desempenho do aluno no programa e integração entre equipe pedagógica do Senai e equipe da empresa contratante.

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre como participar do Programa de Aprendizagem 4.0. do Senai ligue para (98) 9 8717-4188.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.