São Luís - Mesmo com a pandemia da Covid-19, é importante que a população se atente a prevenção contra outras doenças que podem causar síndromes respiratórias graves, como é o caso da Influenza. Na última quarta-feira, 9, o Ministério da Saúde reforçou a importância da vacina contra gripe, para evitar internações e sobrecarga do sistema de saúde. A terceira fase da campanha de vacinação contra H1N1 inclui profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, além das pessoas com comorbidades, com condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, entre outros.
“É importante reforçar a necessidade de imunização para evitar a transmissão da gripe e diminuir o risco de internações e mortes pela doença. Considerando a pandemia da Covid-19, quanto mais pessoas estiverem protegidas das complicações causadas pela gripe, menos sobrecarga para o sistema de saúde”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.
Em São Luís, com 62 locais de imunização disponibilizados, cerca de 110.500 já se imunizaram contra a gripe desde o início da campanha, que acontece todos os anos. É o caso de Irene da Silva Gomes, de 90 anos, que tomou a segunda dose na manhã da última quinta-feira, 10. “Vacino todo ano. É importante sempre cuidar da minha saúde. E vacinar é muito importante, ainda mais nesse momento com a pandemia, precisamos nos cuidar”, relatou.
Até o dia 9 julho, a Prefeitura de São Luís vai imunizar o grupo da terceira fase da campanha de vacinação contra H1N1, que inclui profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, além das pessoas com comorbidades, com condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, além de caminhoneiros. Também estão contemplados, nesta fase, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação e liberdade, a população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Gabriel Marcone Sampaio, de 36 anos, tem comorbidade e também vacinou na quinta-feira, 10. Acompanhado por sua mãe, o jovem vacina todos os anos, não só contra a gripe, mas contra todas as enfermidades que requerem a vacina para proteção. Neste ano, o jovem também já vacinou contra Covid-19. “Cada vacina tem sua importância e função e tanto a da gripe quanto a da covid são extremamente essenciais”, contou sua mãe.
Procura
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a procura pela vacinação contra a gripe está ocorrendo de acordo com o esperado. “A vacinação está sendo ampla, todos os dias estamos recebendo muitas pessoas, desde crianças a professores e agora pessoas com comorbidades, caminhoneiros e profissionais de segurança. Apenas aqui no Centro de Saúde do Bairro de Fátima, estamos vacinando cerca de 300 adultos por dia”, contou Eslei Mendes, coordenadora de Enfermagem do Centro de Saúde do Bairro de Fátima.
Para toda a ação, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população que faz parte do grupo prioritário que está sendo atendido nesta terceira fase da campanha. Nas duas primeiras etapas, já foram vacinados crianças entre seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas; trabalhadores de saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
O que levar
Nos casos específicos, como por exemplo de pessoas com comorbidades e trabalhadores do transporte coletivo, é necessário, no ato da vacina, apresentar documentação comprovando o perfil ou a representação em categoria profissional específica. Pessoas enquadradas nos perfis anteriores da campanha também podem se vacinar nesta fase. O Dia D será neste sábado, 12, com a participação de todas as unidades de saúde da rede municipal.
Covid-19 e Influenza
Para aqueles que já podem se vacinar tanto contra a influenza quanto contra a Covid-19, a orientação é que se faça um intervalo de 14 dias entre a aplicação das vacinas para que não ocorra reações adversas.
De acordo com a Semus, outra orientação é que, devido ao cenário atual da pandemia, a pessoa priorize a imunização contra a Covid-19 e agende, após 14 dias, a vacinação contra a gripe.
SAIBA MAIS
Onde vacinar
- C.S da Liberdade
- Centro de Saúde Paulo Ramos
- C.S Bezerra de Menezes
- USF do São Francisco
- C.S. Vila Bacanga
- U. M. Itaqui Bacanga
- C. S. Clodomir P. Costa
- C. S. Valdecy Eleoteria Martins
- C. S. São Raimundo
- C. S Yves Parga
- C.S. Vila Nova
- Hospital Aquiles Lisboa
- C.S. da Vila Embratel
- C.S. do Gapara
- C.S Bairro de Fátima
- U.M Coroadinho
- C.S Carlos Macieira
- PSF Dr. Antonio Guanaré
- Posto de Saúde do Anil
- C.S Genésio Ramos Filho
- C.S Cohab - Anil
- C.S Salomão Fiquene
- C.S Djalma Marques
- C.S Turu
- Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes
- UBS Cintra
- Colégio Militar Tiradentes (Vila Palmeira)
- APAE no Outeiro da Cruz
- C.S. Amar
- Escola Professor José do Nascimento Moraes
- C.S. Radional
- C. S. da Vila Lobão
- C.S. João de Deus
- U.M. São Bernardo
- Policlínica C. Operaria
- C.S Santa Bárbara
- C. S. Drª Nazaré Neiva
- USF Dr.Antonio Carlos S. Reis I
- USF Maria Ayrecila II
- USF Jailson Alves III
- USF Santa Clara
- USF Santa Efigênia
- C.S São Cristóvão
- USF Pirapora
- USF Fabiciana Moraes
- C.S Vila Janaina
- UBS Expedito Alves de Melo
- PS Coquilho
- C.S. Itapera
- C.S. Quebra Pote
- C.S. Tales Ribeiro Gonçalves
- USF Vila Sarney
- C.S. Pedrinhas I
- C.S. Pedrinhas II
- C.S. Tibiri C.S. Maracanã
- USF Coqueiro
- C. S. Jose de Ribamar Frazão
- C.S. Laura Vasconcelos
- C. S. Rio Grande (Mª de Lourdes)
- C.S Vila Itamar
- Escola Mariana Pavão
Saiba Mais
- Postos de saúde de São Luís lotam na busca pela vacina contra gripe
- Dia D de vacinação contra a Influenza acontece neste sábado, em São Luís
- 58 milhões já foram vacinados contra a gripe em todo o país
- Mais de 20 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe
- Mais de 1 milhão de pessoas já foram vacinadas contra gripe
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.