Comportamento

Dia dos namorados: não se afogue em mágoas

Veja 5 dicas de como superar o fim do relacionamento e quem sabe ter o seu amado(a) de volta

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(dia dos namorados)


Nesse sábado, 12 de Junho, se comemora no Brasil o Dia dos Namorados. É um período em que os restaurantes lotam, e reservas devem ser feitas meses antes. Com a pandemia, esses mesmos restaurantes se preparam para os deliveries e entregas de mimos com as refeições para os casais apaixonados. O que pode ser um bom dia para uns, pode ser um dia desafiador para outros.

São Paulo - Com a pandemia, muitos casais colocaram um ponto final na relação. No ano de 2020, 43,8 mil processos de separações foram registrados, segundo levantamento realizado pelo Colégio Notorial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF), superando os anos anteriores. Para Stella Azulay, especialista em análise de perfil e neurociência: "A ciência não tem uma resposta para quanto tempo leva para superar alguém. A perda, porém, não pode ser avaliada somente pelo tempo que o casal ficou junto, mas sim pela intensidade da relação", explica.

Em datas especiais, como essa do Dia dos Namorados, as pessoas que passaram pela separação podem ficar mais sensíveis. "Em épocas que ocorrem festas que lembram a união das pessoas, como Dia dos namorados, Natal, ou datas especiais que marcam a vida do casal podem desencadear ações erradas pelo companheiro(a) que foi deixado(a) ou mesmo aquele que resolveu colocar o ponto final na relação. Como insistir para voltar a relação, chorar, usar de toda a dramatização possível, e etc. Por isso, que neste momento, contar com um especialista pode ajudar, e muito, a superar o relacionamento ou até mesmo voltar com a pessoa que ama", explica Maicon Paiva, do Casa de Apoio Espiritual Espaço Recomeçar , que atua com espiritualidade há mais de 20 anos e tem o Serviço de Amarração para quem deseja voltar com o seu amor e/ou Limpeza Espiritual para seguir em frente. Tudo de forma transparente, sem prejudicar, e abrindo os caminhos dos indivíduos.

Para o psiquiatra Carlos Filinto, professor colaborador da FCM Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas), há quatro estágios em um envolvimento amoroso: atração inicial, paixão, firmação do vínculo e por fim o amor. Há uma série de reações emocionais durante um rompimento: "Essa mesma pessoa que estava dotada de um grande poder de te jogar para cima, agora é dotada de um grande poder de te jogar para baixo. O efeito da rejeição no momento da paixão é muito significativo no psiquismo", afirma Filinto.



Pensando em toda a sua experiência, Maicon Paiva, Espiritualista do Espaço Recomeçar elaborou 5 dicas para quem teve um término recente:


• Redescubra prazeres

O que você gostava de fazer antes, e que por causa do relacionamento deixou de fazer? Redescubra o prazer que é estar consigo mesmo, crie uma rotina de auto cuidado. Lembre-se : você é sua melhor companhia!

• Busque uma rede de apoio

Ter amigos e socializar (mesmo à distância) é fundamental para sabermos que embora não haja mais o relacionamento amoroso, você não estará sozinho(a)! Dê risadas, fale da vida e comece novos projetos. Ocupe sua mente com coisas boas!

• Busque auxílio espiritual

Meditação, Yoga, Tarô Terapêutico e Búzios podem auxiliar a entender os finais de ciclos de uma forma melhor. O Espaço Recomeçar, oferece Limpeza Espiritual e a

Abertura de Caminhos, para que você possa atrair energias positivas para a sua vida! Certificando que só foi um encerramento necessário para que um novo ciclo possa surgir!

• Dê um tempo das redes sociais

A busca pelo autoconhecimento requer um cuidado com o que você lê e posta. Tirar este tempo para você é essencial. Dar um tempo, é respeitar seu processo de cura. Ficar vendo fotos, postagens, e o perfil da pessoa só solidifica mais a ferida!


• Busque auxílio psicológico

Há diversos métodos psicológicos que podem nos auxiliar, uma boa sessão de terapia olha com cuidado para nossas dores. Abre gavetas emocionais e nos ajuda a superar os sofrimentos. E, nada de pressa! Um passo a cada dia!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.