Alcance

Parceria já vacinou 15% dos operários da indústria local

Ação conjunta da Fiema/Sesi e Governo do Estado tem meta de alcançar os 74.593 trabalhadores do setor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Trabalhador da indústria toma dose da vacina contra a Covid-19
Trabalhador da indústria toma dose da vacina contra a Covid-19 (fiema vacina)

A Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), por meio do SESI, e em parceria com o Governo do Estado, vacinou cerca de 15% dos 74.593 trabalhadores da indústria maranhense nos últimos seis dias. Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), os trabalhadores da indústria foram incluídos na vacinação como grupo prioritário.

"A indústria maranhense não parou com a pandemia. Nossos colaboradores continuaram trabalhando, incessantemente, para manutenção de setores essenciais. Nada mais justo que aplicar mais essa segurança para que continuemos produzindo", disse o superintendente da FIEMA, César Miranda.

Para atender a vacinação, o SESI tem utilizado três Unidades Móveis de Saúde Ocupacional, o Sesi Clínica (Centro) e SESI Clube (Araçagy). Ao utilizar as suas unidades móveis o SESI, as operações de vacinação ocorrem de forma simultânea em vários locais.

Gratidão é o termo que o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, tem usado para definir a parceria com a FIEMA/SESI na imunização dos trabalhadores da indústria. “Com a parceria FIEMA/SESI, conseguimos ter 5 equipes de vacinação espalhadas na Ilha em apenas 1 dia. O SESI está colocando, o pessoal à disposição, nós estamos dando as vacinas. Estamos vacinando mais rápido, e é isso o que importa nesse momento de comunhão e parceria. Só tenho a agradecer à FIEMA e ao SESI por essa importantíssima parceria com o Governo do Estado”, afirmou Lula.

A imunização dos trabalhadores contra a covid-19, foi iniciada na indústria da construção civil na sexta-feira (26), em São Luís, com as equipes de saúde do SESI indo vacinar os operários nos canteiros de obras. Com a parceria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), o SESI realizou a vacinação dos trabalhadores em 64 empresas do setor da construção, indo inclusive aos canteiros de obras.

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, destaca que a vacinação tem avançado rapidamente e que isso garante mais segurança aos trabalhadores. “Eles se sentem protegidos e lembrados, afinal, estiveram à frente das obras desde o início da pandemia”, concluiu. Na última semana, o SESI vacinou 4.279 trabalhadores da indústria da construção.

Além da construção civil, a parceria da FIEMA/SESI com o Governo do Maranhão já vacinou empresas do setor de energia, panificação, reparação automotiva, vestuário e confecções; e metalurgia. Na última sexta-feira, inaugurou em parceria com o SENAI e a Prefeitura de São Luís um novo posto de vacinação na área do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Distrito Industrial.

“É um somatório de esforços que está mobilizando o empresariado e a classe trabalhadora para que consigamos ter uma indústria mais segura e retornemos, o mais rápido possível, a normalidade. Quero ressaltar o poder articulador e o bom senso do secretário de Saúde, Carlos Lula de ouvir os setores e abraçar a vacinação desses profissionais da indústria”, afirmou Diogo Lima, superintendente regional do SESI.

O Maranhão possui cerca de 4 mil empresas industriais e o número de colaboradores ligados ao setor chega a 79 mil. Além disso, a área industrial é responsável por 56,5% das exportações efetuadas pelo estado, com destaque para os produtos manufaturados que representam 31,5% do total das exportações.

A atividade industrial representa 18,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão, com destaque para os segmentos serviços industriais de utilidade pública (29, 5%), da construção civil (24, 2%), metalurgia (19,7%), celulose e papel (10, 4%) e alimentos (3,6%).

Flávio Dino destaca parceria com o SESI para a vacinação

O governo Flávio Dino destacou nesta semana a parceria com o SESI-MA para a vacinação dos trabalhadores da indústria no Maranhão. “Trabalho intenso para ajudar os municípios na aplicação de vacinas, e parceria com o SESI para atender a indústria”, comentou o governador do Maranhão, numa rede social.

O governador Flávio Dino lembrou que o Maranhão foi o primeiro estado no país a garantir a imunização para os trabalhadores da indústria. A vacinação do SESI iniciou pela indústria da construção civil, com a vacinação sendo feitos nos canteiros das grandes obras.

Em apoio a parceria com os municípios, o SESI e Governo do Estado disponibilizaram a Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi para a vacinação os trabalhadores da construção civil e da indústria e para pessoas com idade a partir de 49 anos, que sejam moradores ou trabalhadores dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

“Estamos realizando uma força-tarefa que tem o objetivo de auxiliar onze municípios maranhenses na campanha de imunização contra a Covid-19. A nossa meta é, ao longo da semana, aplicar 100 mil doses e, assim, aumentar o número de protegidos contra o vírus, diminuindo a possibilidade de novas contaminações e, consequentemente, de internações hospitalares decorrentes de complicações causadas pela doença”, disse o secretário Carlos Lula.

O superintendente regional do SESI no Maranhão, Diogo Diniz Lima, destacou que a parceria visa contribuir com a imunização. “O Sistema FIEMA, através do SESI, se colocou à disposição da SES para juntos reforçarmos o combate ao coronavírus. O Governo do Estado tem feito um grande trabalho no sentido de mobilizar as prefeituras para a imunização”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.