Em alerta

Após sugestões, Poderes devem reavaliar medidas de combate à Covid-19

Por enquanto, não está marcada uma pauta única entre representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário; provável é que reunião ocorra até sexta-feira

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Chefes de poderes se reuniram na semana passada no Palácio dos Leões
Chefes de poderes se reuniram na semana passada no Palácio dos Leões (Reunião Palácio dos Leões)

Representantes dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário devem cumprir, até sexta-feira, 4, nova pauta para reavaliação do cumprimento de medidas e sugestões elaboradas pelos entes em reunião realizada no dia 27 do mês passado. Segundo membros das esferas ouvidos por O Estado, há preocupação quanto a uma possível “terceira onda” do coronavírus no Maranhão.
Em documento assinado na semana passada por autoridades do governo maranhense, do Tribunal de Justiça do Estado (TJ), da Assembleia Legislativa do Maranhão, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) foi determinada a aplicação de novas ações preventivas para frear o avanço da doença. O Maranhão voltou a configurar no mapa de aumento de óbitos causados pela Covid-19.
Dentre as propostas, está a ampliação de leitos hospitalares, a aplicação do Plano Nacional de Imunização (PNI) e convocação dos gestores municipais quanto à aplicação de restrições mais severas. Em São Luís, por exemplo, após o alinhamento entre poderes, a Prefeitura anunciou por exemplo a entrega de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede de atendimento contra a doença.
Segundo a Prefeitura, os leitos estão ofertados desde segunda-feira, dia 31 de maio, no Hospital da Mulher, na avenida dos Portugueses. Em paralelo, ainda em cumprimento às ações de vacinação, o Município ampliou a oferta de vacinas para outras idades. Hoje, de acordo com o cronograma oficial, deverão ser imunizadas pessoas com 49 e 50 anos de idade.
O Estado, por sua vez, anunciou na segunda-feira, 1º, a realização de uma “força-tarefa” em prol da vacina. A meta do governo maranhense é vacinar - em 11 municípios até sábado (5 de junho) - 100 mil pessoas, entre pessoas com 49 anos de idade ou mais, profissionais de comunicação e outros públicos. Barreiras sanitárias também foram instaladas, uma delas no Terminal Rodoviário de São Luís.

Suspensão
Já o Legislativo e Judiciário, no âmbito estadual, anunciaram medidas para frear internamente os casos de Covid-19. Com alto índice de servidores infectados pela doença, os membros dos poderes suspenderam as atividades presenciais. Ontem, a sessão na Assembleia Legislativa (AL) foi realizada desta forma.
A Câmara Municipal de São Luís também suspendeu até o próximo dia 4 as atividades presenciais. Hoje, uma sessão extraordinária remota foi convocada.
O Judiciário, por sua vez, por meio da Portaria nº382/2021 suspendeu o expediente presencial por sete dias com validade a partir do dia 29 do mês passado. Segundo a presidência do TJ, a decisão é válida e pode se estender, dependendo da avaliação até o fim desta semana. Sobre outras ações restritivas e extensivas à população em geral, por enquanto, o Judiciário descarta qualquer sugestão.
Até ontem, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Grande Ilha registrava mais de 98% de ocupação de leitos de UTI e de 91,1% de leitos clínicos. Em outras regiões do estado, a situação é considerada preocupante, porém mais distante de um colapso no sistema.

Governadores do Nordeste voltam a se reunir

Os governadores da Região Nordeste voltaram a se reunir no fim da tarde de ontem para tratar da compra de vacinas para os estados. A meta é obter, até agosto deste ano, cerca de 100 milhões de doses.
Outra sugestão debatida pelos gestores foi o encurtamento do prazo entre a primeira e a segunda dose dos imunizantes. Esta última pauta, de acordo com os governadores, deverá ser levada posteriormente para o Ministério da Saúde.
Os governadores aguardam ainda a manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o pedido mais recente feita para autorização da vacina russa Sputnik V. O Consórcio Nordeste firmou contrato para a compra de 37 milhões de doses de imunizantes em março deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.