Perigo

Infração no trânsito: motoqueiros realizam "rolezinho" na capital

Motoqueiros invadiram principiais avenidas da cidade e promoveram irregularidades no trânsito; SMTT afirmou que realiza fiscalização

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Motoqueiros invadiram avenidas e cometeram infrações no trânsito
Motoqueiros invadiram avenidas e cometeram infrações no trânsito (motoqueiros / rolezinho)

São Luís - As principais avenidas da capital foram invadidas durante a noite de terça-feira, 26, por centenas de motoqueiros. Eles fizeram o chamado “rolezinho” e promoveram aglomeração em pleno período pandêmico da Covid-19 como também cometeram diversos tipos de irregularidades no trânsito. Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) revelam que somente no ano de 2020, pelo menos, 758 motociclistas foram multados após cometerem infrações nas avenidas, ruas ou vias da capital, enquanto, neste ano, já tem o registro de 408 multas.

No bairro Forquilha era possível observar centenas de motoqueiros. Alguns deles sem usar o capacete, inclusive, as pessoas que estavam no carona. Além desse tipo de infração, havia motociclistas empinando a moto com a roda da frente, enquanto, outros faziam malabarismo em plena via arriscando a própria via.

Esses motoqueiros também realizaram várias irregularidades de trânsito ao longo da avenida Jerônimo de Albuquerque. No bairro do Vinhais, muitos motociclistas passavam fazendo um barulho ensurdecedor e acabou incomodando muitos moradores. Maria Luíza Almeida, de 38 anos, disse que ficou com dor na cabeça devido o alto barulho provenientes das motos.

Ainda era possível observar três pessoas em apenas uma motocicleta e até mesmo transportando crianças menores de 7 anos de idade. Também havia motoqueiros fazendo ultrapassagem irregulares e transitando com uma velocidade acima da permitida naquela via.

Ação da SMTT

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou ontem, por meio de nota, que realiza diariamente ações de fiscalização e disciplinamento de trânsito na capital. Quanto aos locais citados na reportagem, o órgão ressalta que tem autuado em todos os casos que estão em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A SMTT esclareceu também que infração por direção perigosa para exibição ou demonstração mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, consiste em multa com fator de multiplicação por dez vezes (R$ 2.934,70), mais a apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir (conforme Artigo 175 do CTB). A autuação, nesse caso, é de competência de órgão estadual.

O Estado entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para saber sobre a atitude tomada pela Polícia Militar para combater esse tipo de infração cometida pelos motoqueiros, mas até o começo da tarde de ontem não obteve resposta.

Infrações de motoqueiros

Muitos motoqueiros infringem de forma diária as leis de trânsito. O assessor de comunicação social da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Noberto, disse que alguns motoqueiros costumam realizar infrações e sendo que uma delas é alteração de características da motocicleta.

Também alguns deles circulam com o veículo com a descarga livre. Noberto declarou que alguns motoqueiros mudam o escapamento do veículo para um padrão esportivo, mas não possuem certificações necessárias.

Uma outra infração cometida por esses condutores é produzir ruídos acima do permitido por lei, que são 60 decibéis. Além dessa, há que muitos motoqueiros que circulam sem usar o capacete e a multa para esse tipo de infração é no valor de R$ 293,47.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.